Numa escala de 1 a 5, Bacharelado em Artes Visuais tem conceito 4 na avaliação do Ministério da Educação.
Análise in loco das condições de oferta do Bacharelado em Artes Visuais, realizada pela comissão de avaliação do MEC entre 14 e 17 de abril, é a etapa final da avaliação do curso, que recebeu conceito 4, assim atribuídos: Organização didático-pedagógica: 4,54; Corpo docente e tutorial: 4,67; Infraestrutura: 3,70.
O Bacharelado em Artes Visuais é um curso único na região de abrangência da UCS e busca formar profissionais criativos, artistas competentes e conectados com a contemporaneidade e com as produções de artistas no Brasil e no mundo. Reconhecido pelo MEC em 2015, o Bacharelado em Artes Visuais tem origem no curso de Artes, um dos mais antigos cursos da Universidade.
Para a cordenadora do Colegiado do curso, professora Silvana Boone, que também é avaliadora do MEC, “O novo formulário de avaliação do MEC é rigoroso e objetivo: tudo está pautado por evidências. O que não for apresentado na sua maneira mais óbvia, receberá notas inferiores, por isso é necessário estar atento a tudo. A nota 4 é muito honesta para todos nós, que buscamos a transparência nas nossas ações e em tudo que temos o curso”.
O conceito final 4, numa escala que vai de 1 a 5, resulta da composição das notas de três dimensões avaliativas – cada uma delas com vários indicadores específicos: organização didático-pedagógica: 4,54; corpo docente e tutorial: 4,67; infraestrutura: 3,70. Ao analisar o resultado da avaliação, a coordenadora destaca o engajamento dos professores do curso no grande projeto que é a arte, e isso “nos faz feliz”.
– “O conceito 4 reflete uma parte do que fazemos. No que tange aos aspectos específicos do curso, à qualificação e competência dos professores, ao envolvimento dos alunos, aos espaços específicos de ocupação dos alunos e suas produções, bem como ao que o Projeto Pedagógico pretende e o que se alcança ao final do curso, com egressos competentes e inseridos no mercado de trabalho, o curso obteve as melhores avaliações. Ainda precisamos buscar atingir a nota 5 no que diz respeito à estrutura tecnológica de laboratórios, que ainda não atingem o ideal que queremos, bem como a acessibilidade para todos os alunos, em diferentes instâncias. Nos mínimos detalhes temos pontos muito favoráveis e, nos máximos, ainda precisamos buscar atingir a excelência”.