Bacharelado em Biblioteconomia recebe conceito 5 na avaliação do MEC.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/04/2019 | Editado em 16/04/2019

Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASIS/MEC estiveram no Campus-Sede, entre 31 de março e 3 de abril, para observar in loco as condições apresentadas pelo Bacharelado em Biblioteconomia, oferecido pela UCS na modalidade EAD, desde 2013. 

Primeiro curso de Biblioteconomia do país a ser implantado na modalidade a distância, o Bacharelado em Biblioteconomia da UCS conquistou o conceito final 5 – a nota máxima na avaliação do MEC. Além da conferência documental, os avaliadores focaram suas observações em três dimensões: a organização didático-pedagógica (conceito 4,88); o corpo docente e tutorial (conceito 4,73) e a infraestrutura (conceito 4,6). Durante sua visita à Universidade, os avaliadores também conversaram com os professores, os gestores, alunos e egressos do curso, avaliando os diversos aspectos propostos pelo novo instrumento de avaliação do MEC para as Instituições de Ensino Superior, implementado em 2018. Desde 2015, a Universidade aguardava pelo reconhecimento do curso.

O que disse a Comissão sobre as três dimensões avaliativas do Bacharelado em Biblioteconomia da UCS:

Organização Didático-Pedagógica – “Considera-se que o curso apresenta um currículo atualizado que é compatível com o perfil do futuro profissional de Biblioteconomia. O currículo de Biblioteconomia da UCS, por um lado dá ênfase às novas tecnologias da informação que estão à disposição para resolver os problemas de armazenamento e transferência de conhecimentos, por outro também deverá manter o aspecto social e cultural da profissão, ou seja, o Bibliotecário como mediador cultural. Verifica-se que os componentes curriculares favorecem a integração entre teoria e prática. Os conteúdos curriculares favorecem a aquisição dos conhecimentos e competências que vão colaborar para a formação do futuro profissional de Biblioteconomia”.

Corpo Docente e Tutorial – “Observou -se o recurso humano para o curso de Biblioteconomia da IES, de modo geral, o corpo docente demonstrou um nível de qualificação acadêmico-profissional satisfatório, engajamento na formação de qualidade dos futuros bibliotecários e, contou com o suporte de um NDE atuante e eficiente em sua tarefa de realizar o desenvolvimento necessários ao curso”.

Infraestrutura – “Esta Comissão considera que o curso possui instalações físicas e tecnológicas adequadas ao seu pleno funcionamento e desempenho dos seus objetivos e missão institucional: o acesso a espaços e equipamentos, instalações e espaço disponibilizado pela IES, para o curso de Biblioteconomia, favorecem a prestação de um serviço de qualidade e, por conseguinte, a aprendizagem dos estudantes. Esta Comissão verifica que existe coerência na seleção de conteúdo, metodologia adotada, formas de avaliação da aprendizagem utilizadas, qualificação do corpo docente e atualização das referências bibliográficas, somadas à adequação da infraestrutura física e tecnológica para o ensino, pesquisa e extensão evidenciam o alto grau de compromisso do curso de Biblioteconomia da IES com a qualidade da formação docente”.

A coordenadora do curso, professora Susana Neumann, explica que as políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa, constantes no PDI da UCS, estão implantadas no Bacharelado em Biblioteconomia com “a adoção de práticas consideradas de qualidade e inovadoras, o que é perceptível pela absorção dos egressos do curso de Biblioteconomia no mercado de trabalho, nos diversos cenários profissionais, face à qualificação de excelência na conclusão do curso”.

Atualmente, além das cidades do Rio Grande do Sul, o curso de Biblioteconomia tem estudantes que moram em Minas Gerais, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Espírito Santo, Rondônia, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Dos 111 profissionais já diplomados pela UCS, muitos exercem suas atividades como bibliotecários em instituições de diversos estados brasileiros e até mesmo fora do país, tais como: SENAC (SC), Colégio de Nossa Senhora Medianeira (PR), Max-Planck-Institut für Ausländisches Öffentliches Recht und Völkerrecht (Alemanha), Centro de Ensino Superior São Gotardo (MG), UNIC Pantanal (MS), FACCAT (RS), Museu dos Capuchinhos (RS), Universidade Positivo (PR), Centro Sinodal Dorothea Schafke (RS), Unisinos (RS), e Colégio Sagrado Coração de Jesus (PR).  Veja como foi a cerimônia de formatura da primeira turma do Bacharelado em Biblioteconomia, em março de 2017, e o que disseram os formandos e o primeiro paraninfo do curso.

Com 88 estudantes matriculados, o Curso de Biblioteconomia tem processo seletivo contínuo, com oferta anual de 120 vagas. Embora seja oferecido na modalidade a distância, durante cada período letivo do curso há pelo menos um encontro presencial, inclusive para a realização das provas.

A coordenadora enfatiza que “a gestão acadêmica está totalmente focada no compromisso de possibilitar aos acadêmicos o desenvolvimento de sólidos conhecimentos específicos na área, para que ele possa interagir nos vários contextos profissionais onde o bibliotecário atua, sendo um guardião dos aspectos legais e éticos da profissão e com as habilidades e conhecimentos necessários para criar e inovar”.

O Diretório Acadêmico João Barbosa Coelho, Gestão Gutenberg (2018-2019), também se manifestou sobre o conceito 5 e agradeceu “ao quadro técnico-científico da UCS e àqueles que vieram antes de nós pelo caminho aberto até aqui. É responsabilidade nossa manter a qualidade aferida neste momento e continuar desempenhando nossos diferentes trabalhos – que forma o coletivo que a UCS é -, para levarmos adiante o conceito máximo que é o curso de Biblioteconomia da UCS. O orgulho é todo nosso!”

Fotos: Claudia Velho