Bloco Cirúrgico para Grandes Animais passa a integrar a infraestrutura da Medicina Veterinária.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/06/2018 | Editado em 22/06/2018

Cerimônia de inauguração do Bloco Cirúrgico para Animais de Grande Porte e da Praça do Lago, nesta terça-feira (19), vem somar-se aos cenários de aprendizado da UCS ao mesmo tempo em que propõem a aproximação com a comunidade no atendimento das suas demandas.

O Bloco Cirúrgico para Grandes Animais do curso de Medicina Veterinária – primeira estrutura do gênero em Caxias do Sul e primeira da Serra Gaúcha inserida em uma unidade acadêmica de ensino – foi inaugurado nesta terça-feira, 19 de junho. A solenidade também marcou a entrega oficial da Praça do Lago, resultado de uma revitalização do ambiente próximo ao Zoológico que incluiu medidas paisagísticas e ambientais, com o redimensionamento dos espaços de esporte e lazer e novas áreas voltadas a crianças, animais de estimação, bancos e iluminação. Os dois ambientes somam-se aos cenários de aprendizado da Universidade ao mesmo tempo em que propõem a aproximação com a comunidade e suas demandas

Bloco cirúrgico para grandes animais

O novo Bloco Cirúrgico situa-se na Clínica para Animais de Grande Porte, no Bloco 56, que já possibilitava a realização de procedimentos clínicos. O ambiente – que inclui salas cirúrgica e de indução e recuperação anestésica, com equipamentos como mesa cirúrgica apropriada ao porte dos pacientes e aparelho de anestesia inalatória importado, talha hidráulica para elevação, sala de paramentação e seis baias para alojamento durante tratamentos e pós-operatório – sediará cirurgias complexas em equinos, bovinos, ovinos e caprinos sob agendamento. Saiba mais sobre o novo Bloco Cirúrgico para Grandes Animais e a estrutura da Medicina Veterinária e sobre o processo de revitalização do Lago da UCS.

Relevância acadêmica e comunitária

Na cerimônia de abertura, o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UCS, Leandro do Monte Ribas, lembrou que o Bloco é um objetivo desde a implantação do curso na Universidade, possibilitado pelo esforço da Instituição e de todos que participaram de sua elaboração, incluindo os acadêmicos, “que ajudam na evolução do curso”.  Para o coordenador, “a relevância é acadêmica e também para a  região, devido à importância do agronegócio e da produção animal. Agrega muito na formação do alunos e para a comunidade, na prestação de serviços”, afirmou, acrescentando a emoção de ver a execução da iniciativa e a realização pessoal, relacionada à sua atuação ligada aos grandes animais.

O reitor Evaldo Antonio Kuiava destacou a relevância do momento, a gratidão aos que integraram o projeto e também aos acadêmicos, que ao optarem pela UCS investem em uma estrutura cada vez mais completa de formação. Kuiava reforçou a visão sistêmica do projeto concebido pela Instituição, ilustrada pela integração das áreas do curso de Medicina Veterinária que visam a uma formação ampla e integral: voltadas aos grandes animais, aos animais de pequeno porte, o zoológico – com os animais silvestres –, além dos projetos do centro de diagnóstico e pesquisa e de mestrado na área. “A UCS nasceu com o propósito de ajudar no desenvolvimento regional, e o curso de Medicina Veterinária vem ao encontro dessa missão e da necessidade da região”, resumiu.

 

Cortaram a fita inaugural do novo Bloco Cirúrgico para Grandes Animais o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, o presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Ambrósio Luiz Bonalume, o diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, Asdrubal Falavigna, o responsável pela implantação do Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Animais e assessor da área do conhecimento de Ciências da Vida, Marcelo Rossato, e o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Leandro do Monte Ribas. Também participaram da cerimônia Willian Perin, representante dos estudantes do curso,  e Marcelly Paes, diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A cerimônia se encerrou com o plantio de uma muda de ipê amarelo no canteiro central da Praça do Lago, simbolizando sua inauguração, pelo reitor Evaldo Kuiava, pelo presidente do Conselho Diretor da FUCS, Ambrósio Luiz Bonalume, pela  diretora do Instituto de Saneamento Ambiental, Vania Elisabete Schneider, pelo gerente de Infraestrutura e Logística, Daniel Castro de Freitas, e pela representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Fotos: Claudia Velho e Divulgação