Calouros e familiares conhecem o Programa de Tutoria do curso de Medicina.
O sonho e a expectativa de entrar na universidade foi revestido de acolhimento na noite do dia 16 de agosto, no Salão de Atos do Bloco A, quando os calouros do curso de Medicina – que iniciaram o curso este semestre – acompanhados por seus familiares, participaram da cerimônia da entrega do “avental”, um ritual que representa o ingresso dos alunos na comunidade acadêmica e durante o qual é apresentado o Programa de Tutoria, na modalidade de Mentoria.
Criado em 2016, o Programa de Tutoria do curso de Medicina busca a troca de experiências entre os mentores e os alunos no transcorrer do curso, com a discussão de temas que se relacionam com qualidade de vida, ética, relação medico-paciente, escolha profissional e pesquisa científica, entre outros assuntos.
Mais do que reunir os novos alunos e seus familiares, o evento permitiu que os professores-mentores, em sua apresentação, recordassem também sua trajetória como acadêmicos em um curso longo, como é o de Medicina, que promove uma convivência diária entre os colegas.
Em sua intervenção, a professora Ana Paula Agostini definiu o mentor como “alguém que orienta, que instrui, mas que encoraja o jovem. É isto que pretendemos com a nossa dedicação para que possamos vencer os obstáculos que possam surgir, para que os alunos saiam daqui mais humanos, responsáveis e comprometidos com a sociedade. O programa de tutoria está disponível para auxiliar o aluno como um guia, facilitando esta jornada”.
Os acadêmicos foram divididos em grupos e recebidos pelos seus mentores, em sua maioria egressos da UCS com trajetórias longas na docência. Ana Paula Agostini, Eleonora Pasqualotto, Fábio Eduardo Camazzola, Gabriela Baretta, José Mauro Madi, Lessandra Michelin, Luis Ernesto Bassanesi, Maria Helena Itaqui Lopes, Naiane Melissa Dartora Santos e Renato Luis Rombaldi são os tutores que estarão à disposição dos estudantes para escutar, oferecer auxílio, ou simplesmente para abrir possibilidadesa de reflexão, através de seus próprios exemplos e experiências.
A pró-reitora Acadêmica, Nilda Stecanella, participou do encontro e agradeceu a confiança das famílias por delegarem à UCS a formação de seus filhos, destacando que a jornada acadêmica “os tornará profissionais envolvidos, corretos e responsáveis no exercício da profissão que escolheram. Sejam felizes e realizados, pois assim farão com que as pessoas que estão ao seu redor também se sintam felizes e realizadas”.
Fotos: Claudia Velho