Campus 8 da Universidade celebra 25 anos de história
Solenidade foi realizada na sexta-feira, 3 de dezembro, na Cidade das Artes.
Em 2021, o Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura, completa 25 anos de criação. Para celebrar a ocasião, a UCS realizou na sexta-feira, 3 de dezembro, a solenidade de homenagem e o descerramento de uma placa, como forma de reconhecimento da Instituição a todos os que ajudaram a escrever a história dos 25 anos da Cidade das Artes.
Realizaram o descerramento o diretor do Campus 8, Givanildo Garlet, e o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava. Ambos assinam a placa, juntamente com o presidente da Fundação Universidade Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos.
Também foi entregue uma placa de homenagem e agradecimento a cada um dos ex-diretores do Campus 8, pelo trabalho desenvolvido nos anos de atuação. Receberam o reconhecimento Nora Helena Santos, que atuou de 1996 a 1998, Ana Mery Sehbe de Carli, diretora de 1998 a 2007, Aldo Luiz Zat, que esteve à frente de 2007 a 2012, e Mercedes Lusa Manfredini, atuante de 2012 a 2016.
O atual diretor do Campus 8, Givanildo Garlet, agradeceu o trabalho e incentivo dedicados pela Universidade, e destacou que celebrar 25 anos é uma conquista. “São as bodas de prata de uma história que merece ser reconhecida. O Campus 8 não é só um prédio e um espaço de aprendizagem: é um ecossistema criativo, uma atmosfera única, que favorece a criatividade e o desenvolvimento de experiências ao longo da formação”, pontuou.
Garlet também revelou o próximo projeto do Campus: o curso de graduação em Teatro, completando, assim, a oferta de licenciaturas nas quatro linguagens da arte no Campus 8: artes, música, dança e teatro.
O reitor da UCS agradeceu aos diretores e a todos que ajudaram a construir essa história. “O Campus 8 é clássico, ao mesmo tempo que é moderno, contemporâneo, se reinventa e se renova, mantendo aquilo que é essencial. A arte é o espaço para criar o novo, o humano, e é isso que vocês fazem aqui, na Cidade das Artes. Esse Campus é a essência da Universidade”, destacou.
Também estiveram presentes no evento o vice-reitor da UCS, Odacir Deonisio Graciolli, o chefe de gabinete, Gelson Leonardo Rech, e a pró-reitora acadêmica, Flávia Fernanda Costa. Após a solenidade, no hall de entrada do Campus, os alunos da Escola de Música e do curso de Dança realizaram apresentações em homenagem à data.
Sobre o Campus 8
O Campus 8 é o Campus da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura. O prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico, mantém características do Modernismo. Além de salas de aula, há espaços para intervenções artísticas, auditórios, galeria, laboratórios e biblioteca.
A sede está localizada na Avenida Frederico Segala, no bairro Samuara, às margens da RS-122, em Caxias do Sul. Possui uma extensão de doze hectares, sendo 12 mil m² de área construída. O prédio foi construído na década 50, sendo inaugurado em 1961 como Colégio Santa Francisca Xavier Cabrini. A construção contempla, além do prédio principal, um bloco composto pelo auditório e outro pela Capela Santa Francisca Xavier Cabrini.
De 1962 até 1971, o prédio abrigou a Escola Cabrini, administrada pelas irmãs missionárias do Sagrado Coração de Jesus. A Capela Santa Francisca Xavier Cabrini foi concluída no final da década de 50. A estrutura simples é valorizada por detalhes que são verdadeiras obras de arte. O prédio, em estilo pré-modernista, foi concluído em fevereiro de 1962.
Em 1971, a escola fecha as portas e o prédio é vendido para uma metalúrgica. Em 1994, a UCS, através do falecido reitor Ruy Pauletti, começa a negociar com representantes da metalúrgica para a compra do prédio. Em 1996, após a confirmação das negociações e das reformas, o Campus 8 da UCS foi inaugurado.
Inicialmente, o Campus abrigou os cursos de Educação Artística (atual Artes Visuais), Arquitetura e Urbanismo e Moda e Estilo. Em 2005, iniciou no Campus 8 o curso de Tecnologias Digitais, posteriormente transferido para o Campus-Sede. Em 2010, foram abertos os cursos de Design e Licenciatura em Música, seguidos pelo curso de Design de Interiores, em 2014. Mais recentemente, em 2020, foi criado o curso de Licenciatura em Dança, compondo, assim, os sete cursos ofertados atualmente.
Neste período, também foram desenvolvidas as áreas de pós-graduação Lato Sensu, contemplando diversos cursos de Especialização e MBA, bem como um intenso programa de cursos e eventos de extensão que atrai público interno e externo.
Fotos: Claudia Velho