Campus 8 inaugura galeria de arte no hotel Samuara, em Caxias do Sul

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/03/2023 | Editado em 23/03/2023

Compõem o acervo 13 obras em técnicas como a litografia e a gravura em metal produzidas por professores dos cursos de Artes Visuais, artistas que fazem parte da história dos cursos ou são atuantes no Clube de Gravura

A Universidade de Caxias do Sul conta agora com a Galeria de Arte Sky Samuara / UCS Campus 8. A inauguração do espaço, no Hotel Samuara, ocorreu no dia 16 de março. Integram o acervo fixo 13 obras em técnicas como a litografia e a gravura em metal, produzidas por professores do Bacharelado e da Licenciatura em Artes Visuais – 12 doadas pelo Clube de Gravura da UCS e uma doada pela artista Eda Lani Fabris.

A curadoria incluiu produções de artistas que fazem parte da história dos respectivos cursos de graduação ou são atuantes no Clube de Gravura: Ana Vergamini, Clara Koppe, Dionéia Balbinot, Eda Lani Fabris, Gelson Soares, Jane de Bhoni, Mara Galvani, Mádia Bertolucci, Nilton Dondé, Sérgio Lopes, Sinara Maria Boone, Odilza Michelon e Victor Hugo Porto.

Além da seleção, o conjunto deverá ser ampliado com novas doações do Clube de Gravura, na medida em que o grupo for produzindo – até 6 de abril. Uma das obras da exposição Tessituras circulares: um resgate da arte têxtil de Ana Norogrando, com curadoria de Silvana Boone, que está em cartaz no Campus 8, também poderá ser apreciada no hotel.

Durante o evento, após o descerramento da placa, o presidente da Rede de Hotéis Sky, Hilário Krauspennhar, enfatizou a importância de abrir espaço para a arte e as expressões culturais, por meio de galerias e museus. Segundo ele, somente por meio da educação é possível preservar e valorizar a memória, a história, os objetos e os costumes dos povos.

O diretor de Relações Institucionais da UCS, professor Givanildo Garlet, representando o reitor, professor Gelson Leonardo Rech, destacou a parceria com o Campus 8, exaltando a iniciativa do Sky Samuara de incorporar a arte em seu cotidiano. Ele também reafirmou o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Área de que abriga os cursos de Artes, Arquitetura e Urbanismo, Moda, Design, Design de Interiores, Música e Dança.

Durante a solenidade de abertura também estiveram presentes a diretora da Área de Conhecimento de Artes e Arquitetura, professora Doris Baldissera, a coordenadora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, professora Silvana Boone, a coordenadora do Clube de Gravura do Campus 8, professora Mara Galvani, o gerente de eventos do Sky Samuara Hotel, Ivomar Menegolla, artistas do Clube de Gravura, estudantes das disciplinas Gravura I dos cursos de Artes, professores e funcionários do Samuara e do Campus 8.

Descerramento da placa de identificação da Galeria pelo diretor de Relações Institucionais da UCS, professor Givanildo Garlet, e pelo presidente da Rede de Hotéis Sky, Hilário Krauspennhar

Parceria

No final de 2022, a Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura da UCS, a partir dos cursos de Artes Visuais, e o Sky Samuara firmaram a parceria materializada na inauguração da Galeria de Arte Sky Samuara / UCS Campus 8. A partir da ocasião, uma das gravuras em metal da série Paisagem, de Eda Lani Fabris, foi exibida no saguão do hotel, entre 4 a 25 de novembro de 2022, período em que a artista gaúcha apresentou o seu trabalho na exposição ● EU ● Entre um ponto e outro na Galeria de Arte do Campus 8.

A gravura impulsionou o projeto de criação de uma galeria de arte em parceria com o Campus 8, nas dependências do Samuara. Desde então, a cada exposição realizada na Galeria de Arte do Campus 8, o Sky Samuara exibiu uma das obras no hotel, convidando hóspedes e clientes a incluírem a visitação no roteiro de suas atividades.

Clube de Gravura

Criado em 2011 e vinculado ao Programa Linguagens da Arte, o Clube de Gravura do Campus 8 mantém-se em atividade permanente e aberto a acadêmicos e egressos da Universidade, artistas e pessoas interessadas nos diferentes processos de gravação e impressão. Desse modo, o Atelier de Artes Visuais (ATART) oferece a infraestrutura necessária para o grupo de artistas produzir e discutir a gravura no cenário da arte contemporânea.

Fotos: Bruno Zulian