Campus 8 realiza exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Artes Visuais
De 6 a 15 de dezembro, as acadêmicas Camila Tavares Chilante, Franciele Machado e Júlia Girardi Bellini apresentam as obras resultantes dos seus respectivos TCCs
De 06 a 15 de dezembro, a Galeria de Arte do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul recebe a exposição das obras resultantes de três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As acadêmicas do Curso de Bacharelado em Artes Visuais Camila Chilante Tavares, Franciele Machado e Júlia Girardi Bellini foram orientadas pelas professoras Silvana Boone, Jane Toss e Glaucis de Morais Almeida, respectivamente.
Saiba mais sobre o TCC de Camila Chilante Tavares
Com o título “Arte política no Brasil: Instruções poéticas e diálogos contemporâneos despolarizantes”, a obra traz uma proposta diferente. Na série, a artista trata de temas atuais e recorrentes da política no país, como a polarização e a busca pela recuperação da bandeira do Brasil que representa todos os brasileiros. Por meio das instruções nas obras de arte, assim como fez Yoko Ono e Cildo Meireles, nas décadas de 1960-1980, a autora sugere pensar a relação entre arte e política, por meio da ação dos participantes na exposição. Desse modo, as obras só se tornam finalizadas mediante as ações dos visitantes.
É por meio da costura, do remendo e de outras reflexões que Camila tem a intenção de fazer com que o visitante se conecte à ancestralidade que molda, cria e recria uma nova sociedade. Ela também estabelece relações com a costura e o ofício femino. Os visitantes serão convidados a montar, costurar e carimbar bandeiras, construir castelos de cartas e ler uma pequena obra sobre Diálogos Despolarizantes.
Essas instruções têm como objetivo fazer pensar a relação com a política no cotidiano, como a obra de arte pode incitar um ato político e, por meio de uma simples ação, tocar em outras questões da sociedade.
Confira o TCC de Franciele Machado
O trabalho “As memórias que habitam”, de Franciele Machado, tem como foco o diálogo entre arte e design e o registro da passagem do tempo. A obra busca as contribuições da Bauhaus, do movimento estético e social inglês Arts and Crafts e da obra de seu principal líder, William Morris. A artista apresenta, em sua produção, a integração das artes aplicadas com propostas de padronagens. A autora questiona-se ainda acerca dos possíveis registros, capazes de serem captados na passagem do tempo e como a pele humana pode servir de objeto de pesquisa e base de estudo para o desenvolvimento de imagens futuras para o design de superfície e a estamparia.
Por meio de um único corpo, as imagens foram produzidas a partir da leitura da pele humana, compondo módulos estampados em pedaços de tecidos em voil suspensos na galeria.
Conheça o TCC de Júlia Girardi Bellini
Com a obra “Poéticas da dor: uma denúncia da violência contra a mulher”, Júlia Girardi Bellini investiga questões acerca do tema e as manifestações artísticas de denúncia desenvolvidas por artistas mulheres. Júlia analisa as três formas de violência contra a mulher com maior incidência: a física, a sexual e a psicológica. Obras de diversas artistas, como Nand Goldi, Ana Mendieta, Mona Hatoum, entre outras, foram abordadas como exemplos de denúncias acerca da violência contra a mulher dentro do mundo da arte.
Por fim, uma criação videográfica é apresentada, em conjunto com lambe-lambes, contendo trechos de notícias do jornal local, que juntos realizam uma denúncia da violência contra a mulher, e também uma reflexão sobre como as vítimas lidam com seus traumas.