Campus 8 recebe a exposição em casa, da artista caxiense Rochelle Costi
Em recorte do conjunto de sua obra, seis vídeos e nove séries serão apresentados em formato de slideshow, em três espaços diferentes da unidade universitária: na Galeria de Arte, em um quarto do antigo internato e na Capela do Campus 8
O Campus 8 da UCS recebe, a partir de 10 de agosto, quarta-feira, a exposição em casa, da caxiense Rochelle Costi. A abertura ocorre às 19h, seguida de conversa com a artista, às 20h, no Auditório Marelli.
A mostra é construída a partir de um recorte no conjunto da obra de Rochelle, cuja temática é a casa, no sentido literal ou figurado, e as diversas formas de habitar e seus desdobramentos. A artista, nascida em Caxias do Sul, desde criança construiu sua vida em Porto Alegre e depois em São Paulo, mas sempre manteve o vínculo afetivo com suas origens e a casa habitada na infância. O título da exposição tem múltiplos significados, entre eles o fato de ter iniciado sua vida escolar no Campus 8, entre 1967 e 1968, quando ainda sediava o antigo Colégio das Irmãs Cabrini.
Na escolha das obras, seis vídeos e nove séries são mostrados em formato de slideshow em três espaços diferentes do Campus 8: na Galeria de Arte, em um quarto do antigo internato (quarto 21, no segundo andar) e na Capela do Campus 8. A curadoria é da artista e professora da UCS Silvana Boone.
Apesar de uma trajetória nacional e internacional que inclui mais de 30 exposições individuais, participação em Bienais e uma centena de coletivas, bem como nove prêmios e 15 obras em coleções no Brasil e em outros seis países, esta é a primeira exposição de Costi em Caxias do Sul. Em 2019, a artista realizou a aula inaugural dos cursos de Artes Visuais da UCS.
A visitação se estende até 2 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30.
Fotos: Acervo Rochelle Costi