Campus 8 sedia exposição Trajetórias da Linha, com obras de Beatriz Dagnese.
Artista de Nova Bassano apresenta desenhos produzidos em um processo pautado pelo cuidado atencioso em relação à linha e seus percursos. Abertura da mostra, na Galeria de Arte do Campus 8, ocorre nesta quarta-feira, 11 de março.
O Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul inaugura na próxima quarta-feira, 11 de março, às 19h30, a exposição Trajetórias da Linha, que reúne desenhos produzidos pela artista Beatriz Dagnese, de Nova Bassano. Na ocasião, Beatriz protagoniza um bate-papo com o público. Instalada na Galeria de Arte da unidade universitária, a mostra estará aberta à visitação de 12 de março a 3 de abril, segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min, com entrada franca.
Produzidas em um processo pautado pelo cuidado atencioso em relação à linha e seus percursos, as imagens são construídas nas divergências e convergências da linha, nos trajetos que a mão, ora consciente, por vezes inconsciente, desliza sobre o papel e apresenta, com unidades gráficas que se transformam em um todo. A escolha do papel faz parte do conjunto da obra: artesanais ou industriais, os materiais são determinantes para o resultado dos trabalhos, que, por vezes, levam semanas para ser concluídos.
“O olhar minucioso sobre os desenhos conduz o espectador à matriz de todo o processo da artista: a ação motriz e vigorosa que desencadeia as trajetórias. Como na literatura, Beatriz escreve um discurso através do traço em suas diferentes nuances. Na maioria das vezes, de forma acromática, o preto e o branco são usados sobre o papel de forma contrária. Mas, por vezes, a cor se insere como um elemento que vem finalizar a abstração”, explicam as curadoras, professoras da UCS Mara Galvani e Silvana Boone.
A realização é da Universidade de Caxias do Sul – por meio da Pró-Reitoria Acadêmica, Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura, curso de Artes Visuais – com apoio do Programa Arte na Escola/Polo UCS, da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul, da Cooperativa Vinícola Nova Aliança e do Pastifício Giulian.