Campus de Vacaria e Instituto Irmão Getúlio realizam seminário de aprimoramento para carreira docente
Ministradas por mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da UCS, atividades contemplaram temas como educação inclusiva, infância, práticas pedagógicas, literatura infantil e aprendizagem ativa
O Campus da UCS em Vacaria, em parceria com o Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, realizo u o Seminário Pedagógico do Curso Normal da instituição escolar de 21 a 25 de novembro. A atividade propôs temas de aprofundamento para a carreira docente, com ministrantes que são alunos dos Programas de Pós-Graduação da UCS – Mestrado e Doutorado. As abordagens contemplaram:
– Educação Inclusiva, com condução do mestrando Alisson Gasparini (IFRS), tratando sobre o conceito de inclusão; conhecimento sobre as deficiências; e o perfil do professor inclusivo.
– Criança, Infância e Educação Infantil, tema abordado pela mestranda Maria Elisabete Fernandes (UCS), com reflexões sobre a construção da infância ao longo da história; o conceito de cuidar e educar na perspectiva do desenvolvimento humano; a educação na infância e suas múltiplas possibilidades; e uma abordagem além da folha A4.
– Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Matemática na Educação Infantil, com as mestrandas Naiane Ferreira Portela Erthal e Débora Bizotto (UCS), e atividades sobre o panorama histórico da educação infantil; os campos de experiências e os direitos de aprendizagem da BNCC; interações e brincadeiras; curiosidade, investigação, experiências e descobertas; e a importância da observação e dos registros na educação infantil.
– A Literatura Infantil na Perspectiva da Formação Humana, conduzido pela doutoranda Marieli Paim de Lima (UCS), que apresentou informações sobre literatura e o valor simbólico; e letramento literário.
– Estratégias e Métodos de Aprendizagem Ativa para o Ensino de Matemática, conduzido pelo mestrando Senair Antunes Marques (UCS), que falou sobre o papel das estratégias de aprendizagem ativa para a construção de conhecimentos matemáticos; aprimoramento do fazer docente através de estratégias de aprendizagem ativa; a construção do conhecimento matemático: produção de materiais manipuláveis; estratégias e métodos de aprendizagem ativa: descrição e exemplos de aplicação; e estratégias de avaliação em ambientes de aprendizagem ativa.