Celebração à ciência marca premiação do 32º Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS
Evento teve 170 trabalhos apresentados nas diferentes áreas do conhecimento. Reunido para o anúncio dos projetos que se destacaram, público também acompanhou palestra do educador social Chiquinho Divilas
As atividades de iniciação científica fundamentam a missão formadora da Universidade de Caxias do Sul e proporcionam o protagonismo acadêmico desde a graduação. Revelando os projetos que mobilizam a produção de conhecimentos, o Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS anunciou os premiados da sua 32ª edição nesta quinta-feira, 29 de agosto, no Campus-Sede. O evento reuniu alunos da Universidade e de outras instituições que atuam em projetos de iniciação científica e tecnológica, professores e orientadores, oportunizando a troca de saberes, concomitante à 14ª Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia.
Na solenidade que anunciou os trabalhos que se destacaram, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everaldo Cescon, recordou que a história do Encontro de Jovens Pesquisadores se mistura com a origem da pós-graduação da UCS, lançada em 1993, com o Mestrado de Biotecnologia. O docente pontuou que as atividades de iniciação científica enriquecem a experiência acadêmica. “O aluno chega ao Ensino Superior para se qualificar a uma atividade profissional e encontra outras oportunidades de formação. Aproveitem e vivam a Universidade com tudo o que ela oferece”, aconselhou.
RAPensando a Educação
O encerramento do evento contou ainda com a palestra “RAPensando a Educação”, ministrada pelo educador social e rapper Chiquinho Divilas, que desenvolve uma série de ações em comunidades, escolas, presídios e outras instituições. Ao apresentar sua trajetória de vida e o gosto pela educação através do RAP, destacou a importância de ressignificar espaços periféricos com planos de paz, a partir da potencialização das escolas públicas e da educação de qualidade como caminho para diminuir a desigualdade e a violência.
Divilas, que é egresso do curso de Relações Públicas e do MBA em Gestão de Pessoas da UCS, enalteceu os projetos de pesquisa dos acadêmicos, incentivando que os pesquisadores também sejam protagonistas. “Quero muito que a UCS tenha vida longa e que a gente possa reforçar a sintonia com a periferia”, desejou, projetando que o Ensino Superior não seja algo distante para as comunidades. Concluindo, deixou a mensagem para que os estudantes disseminem o quanto pesquisar é importante, inspirando pessoas a optarem pelo caminho da educação.
Apresentação reúne 170 pesquisadores
Ao longo da quarta-feira, 28 de agosto, 170 pesquisadores apresentaram trabalhos no Campus-Sede. Entre eles, na Área de Ciências da Vida, Maria Eduarda Godinho Rodrigues, bolsista PROBIC-FAPERGS, orientada pelo professor Sidnei Moura e Silva. O trabalho colabora com a tese de de doutorado da estudante Luana Conte Crocoli. A estudante desenvolveu uma metodologia analítica para avaliar a exposição de viticultores a pesticidas a partir de amostras de cabelo, com a coleta de material de 121 voluntários na cidade Farroupilha, na Serra Gaúcha. Além do desenvolvimento de um método analítico inédito, o estudo serve de alerta para o uso indiscriminado de pesticidas. Ainda, evidencia a importância de monitoramento ocupacional periódico dos agricultores brasileiros, visto que esta população apresenta sinais e sintomas de doenças crônicas que podem estar relacionadas a esta exposição.
Os impactos da desigualdade social e econômica no processo de envelhecer foram abordados pela pesquisadora BIC-UCS Gabriela Linhares, da Área de Ciências Humanas e Sociais, orientada pela professora Ana Maria Paim Camardelo. Gabriela considerou as estratégias delineadas na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e o plano de ação da Década do Envelhecimento Saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS). A pesquisadora reforçou que envelhecer com saúde não requer apenas a adoção de hábitos saudáveis, mas, também, oportunidades de lazer, alimentação saudável, cultura e acesso a bens e serviços.
Na área de Ciências Exatas, a pesquisadora Marina Elizabete Zorge apresentou o trabalho “Water Quality Evolution and classification in the São Marcos River/RS” (Classificação, Qualidade e Evolução da Água do Rio Marcos/RS), sob orientação do professor Juliano Rodrigues Gimenez. A pesquisa, escrita e apresentada em língua inglesa pela acadêmica, teve o objetivo de verificar o cumprimento da classificação de um trecho do Rio São Marcos com base em dados coletados no período entre 2016 e 2023. Ela fundamenta-se na importância de manter a qualidade da água para a saúde humana e dos ecossistemas.
Os resumos de todos os 170 trabalhos selecionados podem ser conferidos na galeria virtual de pôsteres.
Premiação
Após a palestra, foram premiados os estudantes que mais se destacaram a partir dos projetos apresentados, além da entrega de menções honrosas pela sustentação oral das pesquisas. Do Ensino Superior, foram agraciados cinco pesquisadores de cada área. Os estudantes do Ensino Médio foram reconhecidos com um trabalho premiado por área do conhecimento.
Área de Ciências Exatas
Estudante: Jean Lucca Nunes Subtil (BIT Inovação)
Orientador: Rodrigo Panosso Zeilmann
Pesquisa: Influência no tratamento por arraste na qualidade superficial do aço AISI P20
Estudante: Bianca Stella Prigol (PROBIC-FAPERGS)
Orientadora: Camila Baldasso
Pesquisa: Análise da influência da adição de silicato de magnésio e carbonato de cálcio como carga de reforço em filmes poliméricos biodegradáveis à base de soro de leite
Estudante: Maria Eduarda Finger Toigo (ITI/CNPq-MAI/DAI)
Orientador: Carlos Alberto Costa
Pesquisa: Fabricação de dispositivo de adequação para redistribuição de pressão em pacientes de UTI
Estudante: Bianca Valgas Souza (PIBITI CNPq)
Orientador: Ademir José Zattera
Pesquisa: Efeitos da adição de óxido de grafeno em uma resina acrílica UV odontológica
Estudante: Maria Teresa Viero Costa Serafini (PIBIC-CNPq)
Orientadora: Gisele Cemin
Pesquisa: Impacto da evolução das estratégias de mobilização social na adesão popular municipal nos planos municipais de saneamento básico elaborados pelo ISAM
Exatas – Ensino Médio
Estudante: Henrique de Andrade Malta (PIBIC-CNPq-Ensino Médio)
Orientador: Rodrigo Panosso Zeilmann
Pesquisa: Análise das forças de usinagem para diferentes tratamentos de superfície em ferramentas de corte
Área de Ciências Humanas e Sociais
Estudante: Pablo Corso (BIC-UCS)
Orientadora: Raquel Furtado Conte
Pesquisa: Ondas feministas e as relações de gênero: autoras e teorias
Estudante: Julia Pedroni (PROBIC-FAPERGS)
Orientadora: Nilda Stecanela
Pesquisa: O professor como agente de transformação social: um diálogo com Paulo Freire
Estudante: Fernanda Nunes Setti (PIBIC-CNPq)
Orientadora: Ana Maria Paim Camardelo
Pesquisa: Condições de trabalho e subsistência de catadores de resíduos sólidos: implicações para seu envelhecimento ativo e saudável
Estudante: Daiane Bernardi (BIC-UCS)
Orientadora: Cristina Loff Knapp
Pesquisa: Representações de gênero no conto “quando fui uma bruxa”, de Charlotte Perkins Gilman
Estudante: Gisele Troian Guerra (PIBIC-CNPq)
Orientadora: Cristina Loff Knapp
Pesquisa: Amor violento: uma análise do conto “gesso”, de Jarid Arraes
Humanas e Sociais – Ensino Médio
Estudante: Mariana Scarsi Grohs (PIBIC-CNPq-Ensino Médio)
Orientadora: Alice Maggi
Pesquisa: Observatório de Saúde Mental: o repositório institucional e atualização bibliográfica
Área de Ciências da Vida
Estudante: Rafael Sartori Flores (PROBIC-FAPERGS)
Orientador: André Felipe Streck
Pesquisa: Detecção de Sars-CoV-2 em gatos domésticos na Serra Gaúcha no período da pandemia de Covid-19
Estudante: Laura Buzin Zapparoli (BIC-UCS)
Orientador: Leandro Viçosa Bonetti
Pesquisa: Efeitos agudos de footcore na funcionalidade de membros inferiores de corredores de longa distância
Estudante: Maria Eduarda Godinho Rodrigues (PROBIC-FAPERGS)
Orientador: Sidnei Moura e Silva
Pesquisa: Desenvolvimento de metodologia analítica para avaliação da exposição de viticultores a pesticidas a partir de amostras de cabelo
Estudante: Maria Eduarda Lima Viapiana (BIC-UCS)
Orientador: Asdrubal Falavigna
Pesquisa: Potencial regenerativo das células-tronco associadas ao grafeno na lesão traumática da medula espinhal
Estudante: Carolini Batista Rotili (PIBIC-CNPq)
Orientador: Gabriel Fernandes Pauletti
Pesquisa: Utilização de biochar de capim limão na produção de mudas de manjericão e menta.
Vida – Ensino Médio
Estudante: João Vítor Faccin Barbosa (PIBIC-CNPq-Ensino Médio)
Orientadora: Eloane Malvessi
Pesquisa: Controle do pH reacional durante a produção de ácido xilônico usando a plataforma arduino®
Fotos: Bruno Zulian