Projeto Ciência na Comunidade visita escola em Bento Gonçalves
Mais de 900 alunos da Mestre Santa Bárbara conferiram exposição e receberam informações de acadêmicos de Ciências Biológicas e equipe do Museu de Ciências Naturais
Em tempos de mudanças climáticas e de tragédias naturais, como a que atingiu o Rio Grande do Sul no mês de maio, proporcionar a educação ambiental se faz ainda mais necessário. Essa é uma das propostas do projeto Ciência na Comunidade, desenvolvido pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade de Caxias do Sul, em parceria com o Museu de Ciências Naturais da UCS e a Coordenadoria de Extensão. No dia 24 de maio, mais de 900 alunos da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, em Bento Gonçalves, tiveram a oportunidade de conferir uma exposição e receber informações importantes relacionadas à preservação da natureza e aos cuidados com a saúde.
Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas e funcionários do Museu interagiram com alunos e professores dos turnos da manhã e tarde da Escola, tratando de temas como a fauna de insetos e de vertebrados da Serra Gaúcha, animais peçonhentos, plantas nativas e a sua importância para a vida humana e para a diversidade biológica. O projeto também proporcionou, através de microscópios, a observação de células, tecidos e pequenos organismos. Na ocasião, o Ciência na Comunidade ainda realizou a doação de cerca de 125 mudas de árvores nativas.
O projeto Ciência na Comunidade foi desenvolvido pela equipe do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul (MUCS) e pelo curso de Ciências Biológicas em 2021. O objetivo é possibilitar e democratizar o acesso da comunidade a atividades sobre ciências, biodiversidade e educação ambiental a partir de exposições itinerantes em espaços públicos.
Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas através do e-mail museu@ucs.br
Fotos: Divulgação