Ciências Contábeis: celebração de cinquentenário exalta impulso ao desenvolvimento regional.
Momento marcou a inauguração do quadro de egressos do curso de graduação, que lista os nomes dos 5.639 profissionais formados desde 1968.
A Universidade de Caxias do Sul celebrou nesta quarta-feira, 21 de novembro, o cinquentenário do curso de graduação em Ciências Contábeis, com a presença de docentes, acadêmicos, egressos, profissionais da área e integrantes de entidades representativas de classe. A cerimônia, no saguão do Bloco J, marcou também a inauguração de um quadro em homenagem aos 5.639 profissionais formados em uma trajetória de 50 anos voltada à evolução social e empresarial de Caxias do Sul e região, onde o curso é o maior formador de contadores. [Saiba mais sobre história, perfil e estrutura da formação]
Implantado em 1968, pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, o curso graduou seus primeiros concluintes em 1971. Representando os egressos das primeiras turmas, Eugênio Chiappin, formado em 1975, contou que o convite para a celebração fez com retrocedesse na história, relembrando os motivos que o fizeram nutrir e manter, até hoje, um respeito profundo pela UCS – sentimento que verifica em todo o país, quando se trata da Instituição. Entre as mensagens que guarda de seus mestres, ele destacou a orientação “seja ético, honesto e nunca pare de especializar”, que foi seguida por ele e seus colegas. “Representar esse quadro é um orgulho, e será uma eternidade”, definiu.
Atualmente, a graduação em Ciências Contábeis é oferecida em todos os campi da Instituição – em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, São Sebastião do Caí, Canela, Farroupilha, Guaporé e Nova Prata.
O acadêmico Gustavo Lorandi, que preside o Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis, falou em nome dos acadêmicos na solenidade. “É uma grande honra participar da trajetória de um curso que tem meio século de muita história, junto com alunos, professores e parceiros”, afirmou, mencionando a relação de parceria estabelecida entre o Diretório Acadêmico e o curso, cuja qualidade evidenciou.
Representando os professores mais antigos de Ciências Contábeis, o docente Roberto Biasio lembrou de seu próprio percurso na Universidade – dos 50 anos do curso, vivenciou 40 deles como estudante e professor. “Meu sucesso profissional, acadêmico e além da instituição foi possibilitado pelo curso de Ciências Contábeis”, afirmou, destacando também as vivências pessoais oportunizadas pela atuação. De acordo com Biasio, o mercado não pensava duas vezes antes de contratar um egresso da UCS, e isso não mudou. “O mérito é de professores, alunos e da própria UCS, somados ao crédito da sociedade”, afirmou, lembrando dos muitos empresários e profissionais que tiveram suas bases solidificadas na Instituição e projetando ainda mais sucesso à formação inicial.
A emoção marcou o evento. Coordenadora do curso, a professora Marlei Salete Mecca exaltou os 5.639 estudantes formados, que atuam no mundo todo, além dos que estão em trajetória de formação. “Esse momento é resultado do passo conjunto, com a dedicação de todos que atuam, a cada ano, ampliando nossos quadros em alunos, qualificação e contribuição para a sociedade em geral”, agradeceu. “A prosperidade da nação vem muito da atuação das empresas, e isso não ocorre sem uma atuação firme, forte e comprometida do contador. Por isso, professores, entidades de classe, pensemos no quanto estamos contribuindo para o desenvolvimento”.
O reitor Evaldo Antonio Kuiava compartilhou o orgulho de verificar a caminhada da graduação em Ciências Contábeis – que é a caminhada da UCS – celebrando o significativo número de egressos e de estudantes do curso, com sucesso no estado, no país e mundo afora. “O curso contribui de forma significativa para isso acontecer de forma efetiva”. O momento também foi de agradecimento a todos que acreditam e confiam no trabalho realizado em contribuição ao desenvolvimento e na formação de profissionais, conforme explicou, lembrando dos vários projetos e iniciativas do curso que transcendem a qualificação técnica.
Fotos: Claudia Velho