Cinco estudantes do CETEC UCS participam do Glamour Girl 2021

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/09/2021 | Editado em 01/10/2021

Além do concurso, alunas também se dedicam ao trabalho voluntário na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul.

Tradicional evento da comunidade caxiense, o Baile Glamour Girl reúne jovens na luta contra o câncer. Organizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul, o evento deste ano conta com 11 candidatas, sendo que cinco são estudantes do CETEC, que representam diferentes entidades caxienses. Participam do evento as alunas: Larissa Garcia Borges (Hospital Geral), Mery Brazeiro de Lima (S.E.R. Caxias), Sofia Scholten Balen (Orus Noivas e Festas), Tamilis de Andrade Tesch (Hospital Pompéia) e Valentina Bonho da Costa (Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Caxias).

As estudantes, que há meses se dedicam ao voluntariado, já participaram de vários eventos sociais organizados pela Liga e agora se preparam para o baile, que ocorre na noite de 02 de outubro. 

Para Ana Cristina Possapp Cesa, diretora do CETEC, a participação das estudantes em trabalhos voluntários e sociais demonstra e fortalece as ações da escola nesse sentido: “Dentro da escola, os alunos estão sempre em contato com as iniciativas do CETEC Solidário, que atua na construção de um mundo melhor, mais humano e fraterno. Ver tantas estudantes participando ativamente das atividades voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer certamente nos enche de orgulho”, pontua a diretora.

Confira abaixo uma entrevista com as candidatas:

 

Larissa Garcia Borges

Apresentação: Me chamo Larissa Garcia Borges, tenho 15 anos, sou estudante do 1º Ano do Ensino Médio no CETEC e represento o Hospital Geral de Caxias do Sul. Sou filha de Simone Gomes Garcia e Alejandro Borges, tenho dois irmãos, Enzo e Matias. Como hobby gosto muito de ler, é um hábito que eu cultivo desde muito pequena. 

Concurso: Foi atuando como voluntária desde os 13 anos no Hospital Geral, que tive conhecimento do trabalho realizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, e o quanto são importantes as ações na busca de recursos financeiros para compra de medicamentos e tecnologias para o tratamento dos pacientes. O que me motivou a participar do concurso foi a chance de viver essa experiência de conhecer e fazer parte desse grupo de mulheres, que não medem esforços para ajudar aos pacientes oncológicos e seus familiares. 

A importância do Glamour e da Liga Feminina de Combate ao Câncer é imensa, representa o trabalho de solidariedade envolto pelo amor ao próximo, um trabalho incrível movido pelo desejo de ajudar aqueles que mais precisam. Com o apoio da minha família, estou tendo o prazer de representar o Hospital Geral e fazer parte de uma causa tão nobre. Poder ser eu mesma e evoluir neste mundo novo de aprendizados é muito gratificante, tenho certeza de que até o final deste concurso terei novos propósitos e poderei atribuir valores mais humanos à minha vida. Me tornar parte da liga, nesses dois meses de concurso, proporcionou experiências inesquecíveis que pude compartilhar com tantas meninas/mulheres lindas e fortes, espero retribuir dando valor e repassando o significado deste concurso para todos. Estes momentos serão para sempre lembrados e colocados em prática no meu dia a dia e também num futuro próximo, em minha profissão. Espero que possamos nos ajudar, contribuindo e representando essa enorme causa juntos. 

Inspiração: Minha maior inspiração é o meu pai, ele é uma referência para mim como profissional e pessoa. Durante todo esse período de pandemia ele nunca duvidou da sua capacidade e sempre foi muito responsável tanto com os pacientes como com as equipes que administra, mesmo que às vezes, se colocasse em risco. A sua doação ao próximo é total, isso me motiva e me inspira a seguir os seus passos.

Ensinamentos: Eu acredito que cada um de nós é responsável por tornar o mundo melhor, e entendo que a única forma é por meio do amor, da solidariedade, compaixão e empatia.

“Nesse mundo tão difícil, de intolerâncias, doenças e tantas guerras, acredito que se fizermos nossa parte, a vida fica mais bela e melhor de se viver. Portanto ame e ajude, por paixão, sem vaidade, dê carinho, tenha atitude, seja humano, use seu coração, se doe por inteiro, jamais pela metade, sendo você mesmo transforme a sociedade.” 

Felicidade: Eu preciso de muito pouco para ser feliz. Minha maior felicidade é estar com a minha família, meu ponto de apoio e porto seguro. Meu amor por eles é incondicional e, sou grata por me ensinarem o verdadeiro sentido da vida e me proporcionarem fazer parte dessa corrente do bem, ajudando e acolhendo o próximo. Quem se dedica ao voluntariado vai entender do que eu estou falando e a quem nunca fez, ou participou de uma ação de voluntariado, meu conselho é que deveria se permitir pois é uma experiência única.

Personalidade: Os traços mais marcantes da minha personalidade acredito que sejam a minha determinação e o meu amor pela vida, aproveito e desfruto de cada momento ao máximo. Nunca deixo para depois o que posso fazer hoje, e tudo e que faço me doo por inteira. Acredito que ao se entregar a algo em sua vida, cultivando o amor ao que se faz e compartilhando de tal sentimento com pessoas ao seu redor se tornam momentos únicos e mais prazerosos de serem vividos. 

Um beijo, abraço e aperto de mão: eu dedicaria esse momento de carinho e afeto ao meu avô, que sempre foi como um segundo pai para mim, um homem em exemplo de virtudes, que sempre pôs a família em primeiro lugar, sempre se dedicou muito a mim, é uma grande saudade e um amor eterno.

 

Mery Brazeiro de Lima

Apresentação: Sou Mery Brazeiro de Lima, tenho 17 anos e represento a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul. Atualmente estudo no segundo ano do ensino médio do CETEC, meus pais são Eder de Lima e Tatiane Freitas Brazeiro. Sou bailarina há 10 anos e este ano iniciei com o meu ateliê de costuras junto a minha avó e minha tia. 

Concurso: O concurso veio em um momento onde eu estava procurando voltar a ajudar quem mais precisa, foi como um presente deste ano para a vida, acredito que este concurso tenha um valor ímpar, pois com toda a sua visibilidade na sociedade faz com que mais pessoas conheçam e se interessem pela Liga e o trabalho maravilhoso que ela faz. 

Inspiração: As minhas maiores inspirações são os meus pais tanto como seres humanos, quanto casal e profissionais. Acredito que eles são incríveis em tudo que fazem, estão sempre buscando evoluir a cada dia. 

Ensinamento: Uma frase que escuto desde criança dos meus pais e levo como ensinamento para a vida é “Nunca desista dos seus objetivos, pois o não tu já tens e o sim tu corre atrás”. 

Felicidade: Para ser feliz preciso de amor, respeito, risadas. Momentos que podemos guardar com muito carinho. 

Personalidade: Sou uma pessoa bastante persistente e extrovertida. 

Um beijo, abraço e aperto de mão: Daria um beijo na minha mãe, por estar sempre comigo, um abraço em todas as pessoas que estivessem precisando, pois na pandemia isso não pode mais acontecer tão frequentemente, e um abraço pode alegrar o dia de qualquer um. Já o aperto de mão seria na Audrey Hepburn, pois sua trajetória humanitária é uma inspiração.

 

Sofia Scholten Balen

Apresentação: Olá!! Me chamo Sofia Scholten Balen, tenho 16 anos, represento com muito orgulho a Orus Noivas e Festas, curso o 2º ano do ensino médio no Cetec UCS, sou filha de Fabio Balen e Desiree Scholten Balen e irmã de Bartolomeo. Nas horas vagas gosto muito de praticar hipismo e escrever alguns capítulos do meu livro.

Concurso: Estou participando deste projeto pois é uma experiência única e através da minha sensibilidade que cultivei tendo o exemplo do meu pai e da minha avó, vou poder me conectar com as crianças e realmente fazer alguma diferença na vida delas e da mesma forma, eu tenho certeza que elas vão contribuir muito para o meu crescimento. E a importância do concurso ao meu ver é justamente o motivo pelo qual ele foi criado. Muito além do combate ao câncer é o combate a forma como se lida com essa doença, para que se tenha mais acolhimento e empatia.

Inspiração: Tenho grande inspiração e admiração por minha mãe, que além de ser uma mulher forte, autêntica e mente aberta, nunca foi contra seus princípios, sempre carregando doçura em seu olhar, e prezando em transformar o mundo em um lugar melhor, fazendo sua parte todos os dias e me ensinando o mesmo.

Ensinamento: “O amor ao próximo não conhece fronteiras ideológicas ou religiosas.” – Martin Niemõller

Felicidade: Acredito que ninguém pode ser feliz o tempo todo, mas que podemos achar a felicidade todos os dias, em pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos sem que desfrutemos do seu verdadeiro valor.

Personalidade: Sou altamente sensitiva/empata, o que me faz ter a necessidade de ajudar na forma que eu puder todos a minha volta todos os dias com o que quer que estejam passando, sejam eles amigos, familiares, conhecidos, ou até mesmo desconhecidos.

Um beijo, abraço e aperto de mão: Daria um beijo em minha tia/ dinda Jussara que nos deixou há 5 anos, um abraço em meus avós paternos também já falecidos, e um aperto de mão em Frida Kahlo que sempre foi um exemplo de autenticidade e força para mim.

 

Tamilis de Andrade Tesch

Apresentação: Me chamo Tamilis de Andrade Tesch, tenho 15 anos e represento o Hospital Pompéia. Atualmente estou no primeiro ano do ensino médio no CETEC UCS. Sou sagitariana e gosto muito de dançar. Danço há 8 anos e sempre foi uma de minhas paixões. Gosto de praticar esportes, de viajar, principalmente para praia, assistir filmes e séries e estar com meus amigos e família…

Concurso: O Glamour é uma grande oportunidade de servir, de ajudar as pessoas com nossa dedicação e entusiasmo. Antes de entrar no concurso, eu já sabia da existência da Liga, mas não fazia ideia da grandeza do trabalho, feito a muitas mãos, com união, responsabilidade, solidariedade e comprometimento. Concorrer ao Glamour é saber que com apenas 15 anos eu estou me dedicando a um trabalho voluntário para ajudar pessoas que realmente precisam. O Glamour é mais que um concurso, é uma causa que muda a vida das pessoas.

Ensinamentos: O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. – Robert Baden-Powell

Felicidade: Felicidade requer coragem e segurança de que a vida vale a pena independente de momentos desafiadores. É se sentir bem consigo mesma mantendo em sintonia seus valores, atitudes, modos de pensar e de agir.

Personalidade: Sou uma pessoa muito decidida, assumo com muita responsabilidade, confiança e comprometimento todos os meus deveres, além de ser uma pessoa espontânea e muito sincera.

Inspiração: Minha inspiração sem dúvidas são meus pais. Levantar todos os dias da cama e ver que eles estão ali vendo eu crescer, evoluir e aprender com meus erros. Mas só de saber que meus objetivos contam com meu esforço todos os dias, ter o apoio e o colo deles faz eu ter mais inspiração para alcançar minhas metas e dar orgulho para eles, assim como eles me dão até hoje.

Um beijo, abraço e aperto de mão: Gostaria de mandar um beijo para meus pais, um abraço bem apertado aos meus familiares e amigos que me apoiam e um aperto de mão à Liga Feminina de Combate ao Câncer por me proporcionar essa grande oportunidade.

 

Valentina Bonho da Costa

Apresentação: Meu nome é Valentina Bonho da Costa, tenho 16 anos e represento a CDL Caxias. Estudo no 1º ano do ensino médio na Escola CETEC UCS. Tenho um irmão de 6 anos que se chama Vitor e um cachorrinho, Mike. Gosto muito de sair com meus amigos e estar com minha família. Adoro jogar vôlei, pratico o esporte desde 2018.  

Concurso: Eu conhecia o trabalho realizado, através de meninas conhecidas que já atuavam na Liga. Esse trabalho é muito bonito e muito importante, tanto para as pessoas portadores de câncer, quanto para a sociedade, pois além de ajudar quem precisa, ensina na prevenção da doença. Quando recebi o convite para participar do concurso aceitei, pois achei que seria o momento certo para colaborar com a entidade. 

Inspiração: A pessoa que mais me inspira na vida é minha mãe, por ser uma mulher batalhadora, generosa e por me ensinar as coisas certas.  

Ensinamento: Fazer o bem sem olhar a quem. 

Felicidade: Estar com quem amamos e fazer algo que te faça bem. 

Personalidade: Sou muito dedicada, além de ser uma menina de bem com a vida. 

Um beijo, abraço e aperto de mão: Um beijo nos meu pais. Um abraço em meus avós. Um aperto de mão nas pessoas que estão ao meu lado.