Clínicas Veterinárias da UCS: aprendizado em contato com as demandas sociais

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/02/2021 | Editado em 22/02/2021

Profissionais da CVET participaram, neste mês de fevereiro, de mobilização que oportunizou tratamento a animal acolhido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul conta com estrutura de clínicas médicas voltadas a animais de pequeno e de grande porte. Implantadas em 2017, são reconhecidas pela qualidade na prestação de atendimento clínico geral e de clínica cirúrgica. Os ambientes de ensino permitem a imersão de alunos na prática veterinária durante aulas, estágios e ações de contato com a comunidade.

A conexão entre equipe, estrutura e demandas comunitárias se dá a partir de práticas educativas e de saúde animal. Exemplo foi a iniciativa, neste mês de fevereiro, de atendimento a um cachorro resgatado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMA, vítima de maus tratos. Com fraturas em região de arco zigomático, além de comprometimento em articulação temporomandibular, o que gerava dor e impossibilidade de abrir adequadamente a boca, ele passou por cirurgia reconstrutiva no âmbito do curso de Medicina Veterinária, por meio dos profissionais da Clínica de Pequenos Animais, de alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal e do Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária, com a participação da profissional especialista em odontologia veterinária Manoela Bianchi, mestranda da Universidade. “A ação possibilitou melhorar a qualidade de vida do paciente, o que é um dos principais objetivos da profissão e do curso da UCS”, celebra Karina Affeldt Guterres, professora da graduação. O cão agora aguarda a adoção.

Atendimento e Estrutura
Nas Clínicas Veterinárias para animais de Pequeno e de Grande Porte são realizadas consultas nas modalidades particular e acadêmica, sob agendamento (saiba mais: 54 3218.2081).

A estrutura para animais de pequeno porte conta com serviço de radiologia e ultrassonografia, ambulatórios para cães e gatos, blocos de isolamento e cirúrgico, sala de nutrição e dispensário de medicamentos, além de salas de preparação dos pacientes, de antissepsia e recuperação.

No âmbito de grande porte, há duas áreas de atendimento com tronco de contenção para equinos e bovinos, baias para alojamento durante o tratamento, equipamentos para exames de imagem e centro cirúrgico especializado para a realização de procedimentos de alta complexidade.

E para intensificar a proximidade com a realidade social, uma unidade móvel permite aos estudantes a prestação de serviços em campanhas e ações de saúde animal, além de projetos em parceria com setores públicos e privados. Saiba mais.