Coleção Una, da acadêmica Larissa Cardoso do Espirito Santo, vence 40º Prêmio UCS/Sultextil.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/12/2019 | Editado em 06/12/2019

Integrando a 26ª edição da Maratona de Moda da UCS, atividade também destacou o trabalho do estudante Eliseu Francisco da Silva Junior com menção honrosa.

Veja também a 17ª edição do Concurso UCS/Cootegal, realizada no dia 5 de dezembro.

Propondo reflexão e renovação, a 26ª edição da Maratona de Moda da Universidade de Caxias do Sul, realizada na noite da terça-feira (3) apresentou os Trabalhos de Conclusão de Curso de Design de Moda e a 40ª edição do Prêmio UCS/Sultextil.

Coleção Una
Com um trabalho de reflexão sobre a composição da vida, que destaca o fato de todos fazerem parte de uma grande unidade funcional, a acadêmica do curso de Design de Moda Larissa Cardoso do Espirito Santo foi a grande vencedora da noite. Presentes em sua coleção, intitulada Una, as peças reversíveis foram ao encontro do conceito proposto pela estudante, ao valorizar cada parte de um todo, ampliando as possibilidades de uso e reduzindo a necessidade de um consumo descartável. Através da criação da marca SAN, a estudante conectou o uso de tecidos sintéticos à ideia de consumo sustentável.

“Além dos tecidos em neoprene em diferentes cores, representando fragmentos da natureza, e do zíper trazendo o conceito de união, a coleção Una representa a palavra ‘refletir’, também no sentido mais puro, através de detalhes em vivos refletivos; e a incidência, ou não, de luz nesses detalhes, manifesta sua importância mesmo estando no escuro”. A acadêmica argumenta que a união de um sistema terrestre não reflete apenas em elementos físicos, mas em um discurso que mergulha em um universo de amor e proteção. “O resultado do amor-próprio, amor pelo que nos rodeia e por quem nos rodeia”.

Grata pela conquista, Larissa conta que se dedicou ao máximo para a atividade. “Acredito que não somos nada sozinhos, e que meu trabalho foi o resultado de cada um que conheci e convivi durante esse ciclo’, afirma, recordando da trajetória percorrida desde o início do curso, em 2015. “O retorno que tive das pessoas me transborda de alegria e me faz querer mais!”. A aluna foi premiada com uma viagem para Paris, no período das principais feiras internacionais de moda.

Dystopia
A menção honrosa desta edição foi concedida ao acadêmico Eliseu Francisco da Silva Junior, que já havia sido destaque no 16º Prêmio UCS/Cootegal Design de Moda, realizado no último ano. Sua coleção, denominada Dystopia, aborda o antropoceno, “era dominada pelos humanos, agentes de transformação da Terra”. A partir do tema, o acadêmico criou um universo imaginário, uma realidade alternativa em que os humanos precisavam lidar com os danos causados ao planeta.

“Um lugar para recomeçar e contar uma nova história, mas principalmente contar a história de como chegamos ao fim e sobrevivemos. Afinal, qual legado deixaremos para as futuras gerações?”, conta na sinopse do projeto. “Para além da sustentabilidade, o trabalho é uma ferramenta de reflexão sobre as atitudes que a humanidade vem tendo”, explicou o acadêmico, ressaltando o processo de pesquisa desenvolvido. “Estar mais uma vez na vitrine do curso de moda é incrível, estou bem feliz”, afirmou, sobre o reconhecimento.

TCC: acadêmicos desenvolveram coleção de vestuário com  portfólio para avaliação e desfile.

 

 

Acadêmicos participantes das atividades: Estelamáris dos Santos de Oliveira, Francieli Carra, Domênico Souza, Paolla Casanova, Larissa Scheer Viapiana Leite, Jéssica Gehlen, Gabriely Indicatti, Helen Negretti Perotoni, Larissa Rossatto, Andressa da Luz, Júlia Cristy Gambirazio, Larissa Cardoso do Espirito Santo, Eliseu Francisco da Silva Junior, Mateus Deluche e Genaina Ferreira.

Nesta semana tem mais evento de moda no Campus 8 da UCS. Às 19h desta quinta-feira, dia 5 de dezembro, ocorre a 17ª edição do Concurso UCS/Cootegal.

 

Fotos: Roger Clots