Com 50 crianças e adolescentes da Rede Pública de Ensino, Projeto Orquestra Jovem UCS LionsEduC dá largada à formação musical

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/10/2022 | Editado em 10/10/2022

Aula inaugural ocorreu na segunda-feira, dia 10 de outubro. A partir de agora, todas segundas e quartas-feiras, no período da tarde, a iniciativa promove oficinas gratuitas de musicalização, teoria musical, aulas de instrumentos e prática de orquestra para jovens de 10 a 14 anos das escolas de Caxias do Sul e região

Até outubro de 2023, 50 jovens com idade entre 10 e 14 anos terão a inclusão, na rotina semanal de estudos, aulas de formação e qualificação na área da música de câmara. É isso que prevê o projeto Orquestra Jovens UCS LionsEduc, iniciado nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, com as primeiras atividades junto ao Bloco M, no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul.

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, acompanhou as atividades do primeiro dia de trabalhos e destacou o aspecto comunitário envolvido na iniciativa. “É com muito alegria que vemos hoje 50 jovens aderindo a este projeto que estimula o estudo de música, de forma gratuita, a partir das leis de incentivo à cultura. Durante um ano, essas crianças e adolescentes poderão aprender vários instrumentos, de acordo com a sua vontade e dedicação”, contextualizou.

Rech destacou ainda que o projeto se tornou realidade a partir de parceria do LionsEduC, do Setor Cultural da Universidade de Caxias do Sul e da Escola de Música da UCS.

Para movimentar o cenário da educação musical 

Antes mesmo da aula inaugural, o projeto Orquestra Jovem UCS LionsEduC mobilizou a comunidade! Nas duas últimas semanas, visitas às escolas foram realizadas para divulgar a iniciativa e também estimular as inscrições dos público interessado. O preenchimento das 50 vagas era uma questão de tempo – e não foi preciso esperar muito para que lotasse! A seleção para participar respeitou a ordem de inscrição, e uma lista de espera já está em formação. 

Durante as visitas à Rede Pública de Ensino, os alunos já tiveram uma primeira experiência com instrumentos musicais. Nesta segunda-feira, durante o primeiro encontro, a vivência foi ampliada e os estudantes puderam se aproximar de violinos, violoncelos, contrabaixos, violas e flautas – instrumentos que serão ensinados ao longo deste ano. 

A partir de agora, os encontros passam a ocorrer duas vezes por semana: às segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, no bloco M. Durante as atividades, os estudantes aprendem sobre musicalização, teoria musical, instrumentos e prática de orquestra.

Além das classes semanais, a proposta é que os participantes se integrem às apresentações da Orquestra, na demonstração dos conhecimentos adquiridos nas práticas e oficinas, qualificando ainda mais a aprendizagem musical. A busca é promover o convívio social de caráter humanista, fortalecendo e potencializando as capacidades dos jovens ao primar pelo respeito, igualdade, ética e qualidade no ensino musical.

Orquestra Jovem UCS LionsEduC

A concepção da Orquestra Jovem mobilizou profissionais da área musical vinculados à UCS Orquestra e à UCS Música de Câmara. A coordenação pedagógica é do professor Fábio Alves, mestre em Educação, e se insere nas atividades realizadas pela Escola de Música da UCS, que tem a coordenação do professor Vitor Manzke, coordenador da Licenciatura em Música da UCS, e gerência administrativa de Moacir Lazzari. A produção executiva e cultural é de Flor Nieto e da equipe da Lynch Gestão Cultural.

Realização

O projeto é viabilizado com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de Empresas Randon, Instituto Elisabetha Randon, Multiflon Revestimentos Antiaderentes, Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos, Prado Distribuidor Logístico, Baw Industrial, Metalgusa Indústria e Comércio de Metais, Braslux Indústria de Auto Peças, HD Parts e Ferrolan/Interdeal Comércio Importação e Exportação. A realização é da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.

Foto: Bruno Zulian