Com apoio da UCS, projeto da Escola Alfredo Aveline, de Bento Gonçalves, vence o XX Prêmio Arte na Escola Cidadã.
A Universidade de Caxias do Sul é parceira do Instituto Arte na Escola pelo Polo Arte na Escola UCS e há anos oferece formação continuada de professores em grupos de estudo, incentivando professores a registrar seus projetos como reconhecimento de suas práticas.
Trabalho desenvolvido com apoio do Polo Arte na Escola da UCS pela professora Milene Albani Petró na Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, de Bento Gonçalves, foi o vencedor do XX Prêmio Arte na Escola Cidadã, iniciativa nacional que valoriza o trabalho pedagógico do professor com projetos que tenham como foco a educação com qualidade através da arte.
O projeto vencedor Cildo Meireles – Nosso Circuito Ideológico, desenvolvido em 2018 pela professora de Artes Visuais da escola bento-gonçalvense, Milene Albani Petró, conquistou o primeiro lugar estadual na categoria ensino médio. A cerimônia de premiação será no dia 27 de novembro no SESC Consolação (Teatro Anchieta, São Paulo).
O Projeto Cildo Meireles – Nosso Circuito Ideológico foi desenvolvido com os alunos da terceira série do ensino médio, na disciplina de Artes.
O tema surgiu a partir da análise das obras de Cildo Meireles, escultor e pintor brasileiro. Conhecido internacionalmente, Cildo cria os objetos e as instalações que conduzem o expectador a uma experiência sensorial completa, questionando, entre outros temas, a ditadura militar no Brasil (1964 – 1985) e a dependência do país da economia global.
Conforme a professora Milene, idealizadora do projeto, o artista conduz muito bem a relação entre arte e cotidiano, sobretudo com objetos de grande circulação, utilizados no cotidiano – como é o caso do dinheiro. “Ao conhecerem o trabalho de Cildo Meireles, os estudantes demonstraram interesse em se aprofundar sobre o trabalho do autor, o que me fez refletir em uma proposta que os fizessem pensar na atualidade, desenvolvendo competências e habilidades com a execução de releituras a partir da obra do artista”. Dessa maneira, o trabalho levou os estudantes à compreensão do conceito de “circuito de arte”, assim como os incentivou a conhecer novos conceitos sobre arte e suas relações com a cultura.
“Foi gratificante perceber o quando os estudantes se dedicaram a entender melhor a relação entre arte, valor e dinheiro. A sala de informática foi o local ocupado por eles para pesquisas sobre o tema. Mas o trabalho também se desenvolveu extraclasse; muitos estudaram em casa, utilizando seus próprios computadores”.
Os professores premiados receberão 10 mil reais, certificado de participação e uma formação em artes em São Paulo. As escolas também recebem prêmios. Cada docente terá, ainda, seu projeto registrado em um documentário produzido pelo Instituto Arte na Escola. Nesta edição, puderam se inscrever professores que desenvolveram projetos em Artes Visuais, Dança, Música e/ou Teatro, entre 2017 e maio de 2019, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares.
UCS promove qualificação de processos educacionais em Arte
O Prêmio Arte na Escola Cidadã é uma promoção do Instituto Arte na Escola, que, desde o ano 2000, busca identificar, reconhecer e divulgar projetos exemplares na área de Arte em sala de aula. A UCS é um dos polos dessa rede. Mantido pela Fundação Iochpe, o Polo Arte na Escola UCS existe desde 2003, no Campus 8, com a finalidade de contribuir com a qualificação de processos educacionais em Arte, atuando na mobilização de redes públicas, municipais e particulares de ensino. Nesse sentido, tem fundamental importância o trabalho pedagógico do professor com experiências educativas de qualidade no ensino de arte.
Como contextualiza a coordenadora do Polo Arte na Escola UCS, professora Sinara Maria Boone, o Polo atua na capacitação de professores por meio da oferta de ações de educação continuada e da disponibilização de materiais dos acervos da DVDTeca e da Midiateca, estruturas que integram a Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura da Universidade. “Nossa preocupação está em oferecer oportunidades de atualização para qualificar o ensino da arte. O Programa destina-se a escolas, museus, secretarias de cultura, associações culturais e comunitárias e professores. O trabalhado tem resultado na integração de professores e escolas e em inúmeras experiências de qualidade em educação”, complementa a docente da UCS.
Foto: divulgação.