Com foco no enfrentamento à Covid-19, Centro de Saúde Digital inicia serviço de teleatendimento.
A partir desta segunda-feira, dia 13, profissionais da área da Saúde oferecem atendimento através da Telemedicina às pessoas que necessitam de orientação e suporte durante a pandemia da Covid-19.
As ações de enfrentamento à Covid-19 ganham um novo reforço com o início das atividades do Centro de Saúde Digital da Universidade de Caxias do Sul. Inaugurado no final de março, o novo setor de serviços faz parte do Centro Clínico da UCS e está estruturado para prover serviços de Saúde por atendimento remoto ou Telemedicina.
Coordenado pelo professor Asdrubal Falavigna, diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, o Centro de Saúde Digital atua em parceria com a BR HomMed Soluções em Saúde Digital e Telemedicina, empresa com amplo portfólio de produtos e serviços para implementação e gestão de ambientes de Telemedicina e Telessaúde, em conformidade com os padrões estabelecidos pela ANVISA.
Na quinta-feira, dia 9, o coordenador do Centro de Saúde Digital, professor Asdrubal Falavigna, recebeu o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, e o reitor Evaldo Kuiava, nas dependências do Centro e fez uma demonstração de como funcionará o serviço de teleconsulta e telemonitoramento.
Serviço especial e gratuito focado nas questões relacionadas à Covid-19
A partir desta segunda-feira, 13 de abril, os profissionais da área da Saúde iniciam o atendimento com foco nas questões relacionadas aos procedimentos de prevenção e manejo da Covid-19. O atendimento será somente por meio digital – através de telefone celular ou computador – de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para solicitar uma teleconsulta, a pessoa interessada deverá preencher um cadastro e em seguida será encaminhada para uma Sala de Espera Virtual para aguardar o atendimento.
O serviço, que neste momento está sendo realizado de forma voluntária e não tem custo para o paciente, visa somar esforços às ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19, oferecendo à comunidade suporte médico e psicológico capaz de minimizar o sofrimento decorrente da situação que atinge grande parte da população mundial. É também uma forma de contribuir para a diminuir a sobrecarga das unidades de saúde, consultórios médicos e instituições hospitalares.
Como forma de colaborar para que esses serviços possam ser aperfeiçoados e ampliados, foi lançada uma campanha de incentivo a doações financeiras através de depósitos bancários na seguinte conta: FUCS Telemedicina – Banco Banrisul – Agência 0824 – Conta Corrente 061987230-8.
Fotos: Jucerlei Bertin