Graduação em Odontologia conquista conceito máximo em avaliação do MEC
Visita de comitiva do Ministério da Educação que reconheceu graduação com conceito final cinco, considerado de excelência, ocorreu entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. Equipado com estrutura de ensino e pesquisa que inclui três clínicas-escolas e é destaque regional, curso promove atendimentos via SUS
O bacharelado em Odontologia da UCS recebeu conceito máximo em avaliação de Reconhecimento de Curso realizada por comissão do Ministério da Educação (MEC), in loco, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. A nota cinco, considerada de excelência, reflete elementos como a estrutura de ensino e pesquisa odontológica destaque na região, ampla e com equipamentos de última geração; a qualidade do corpo docente, evidenciada pelo número de publicações, experiência clínica e didática dos professores; um projeto pedagógico moderno e atento ao mercado de trabalho; a interdisciplinaridade; e campos de estágio como o Hospital Geral, conforme pontua o coordenador do curso, professor Felipe Corá.
Os avaliadores consideraram as dimensões Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Dentre os critérios analisados, o relatório pontuou que “o profissional cirurgião-dentista egresso do curso da UCS terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico”, bem como o diferencial das abordagens teóricas e práticas sobre os recursos de ponta no exercício profissional.
“Em nossa atuação, seguimos os princípios da excelência na formação profissional e do atendimento diferenciado para os pacientes”, contextualiza Corá. Fundamentando a qualificação profissional, os serviços realizados no contexto da formação alcançam a comunidade em três clínicas odontológicas com consultórios automatizados e equipados, laboratórios de alta especialização e bloco cirúrgico.
O trabalho desenvolvido oportunizou, somente em 2021, a realização de quase 8 mil atendimentos para os pacientes da região, sendo a maior parte para usuários do Sistema Único de Saúde, e em projetos de orientação e prevenção em escolas e entidades asilares. O curso promove ações de promoção de saúde para a comunidade na Clínica Odontológica e a partir de serviços como de Atendimento de Desordem Temporomandibular (DTM) e de Atendimento e Radiologia (NERO).
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, evidencia a evolução do curso e de suas estruturas desde que foi implantado na Instituição, destacando que se trata de “uma graduação que traduz a missão comunitária da Universidade, atendendo às demandas sociais, especialmente, na área da saúde, a partir de um corpo docente qualificado que se dedica à formação de profissionais de excelência para o mercado”.
Autorizado pelo Ministério da Educação em 2015, desde o início das atividades, em 2016, o curso já graduou 110 cirurgiões-dentistas, além de especializar 12 profissionais em Implantodontia, no âmbito da formação continuada. Nesse contexto, a UCS também conta com as especializações em Odontopediatria, Ortodontia, Endodontia e Motricidade Orofacial. Complementando as opções, o início do curso de Harmonização Orofacial é previsto para este ano.
Complexo Acadêmico Odontológico
Em 2017, o curso já contava com a própria Clínica de Atendimento, no Bloco S. No local, 24 consultórios totalmente automatizados, sala e central de materiais e de esterilização foram incorporados à estrutura de Ensino, Pesquisa e Extensão na área, que já contava com Clínica de Radiologia Odontológica, Laboratório de Interpretação Radiológica, Laboratório de Materiais Dentários e Laboratório de Pré-Clínica, resultando em um Complexo Acadêmico Odontológico. Mais tarde, somaram-se à composição mais duas clínicas e um bloco cirúrgico, permitindo procedimentos mais complexos, como cirurgias, extrações e implantes. Atualmente, as três clínicas totalizam 90 consultórios para uma formação aliada ao serviço social.
Fotos: Claudia Velho e Vagner Espeiorin