Com UCS entre os realizadores, 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será em Chapecó
Depois de edição com recorde de público em Foz do Iguaçu (PR), o evento retorna a Santa Catarina, em 2024. Já estão abertas as pré-inscrições
O 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB) será em Chapecó, Santa Catarina, de 16 a 18 de abril de 2024. O anúncio foi feito pelos organizadores do evento no encerramento da quinta edição, no dia 20 de abril, em Foz do Iguaçu (PR).
O Fórum é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
Oeste catarinense
O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz, representando a entidade anfitriã do 6º FSBBB, anunciou em Foz do Iguaçu que, pela primeira vez, a organização recebeu manifestações de interesse de cidades em sediar o evento. Ele, que entende essa ação como reconhecimento do valor do Fórum, analisou, com os demais realizadores, os cenários possíveis, sendo escolhida a cidade de Chapecó (SC) como a sede da próxima edição.
O evento retorna à cidade onde teve sua segunda edição, em 2019. Santa Catarina está entre os estados que mais crescem no número de plantas de biogás no país. No ano de 2021, segundo a última Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil, elaborada pelo CIBiogás, o estado registrou 64 plantas de biogás em operação, sendo 14 novas plantas implantadas naquele ano.
Santa Catarina tem potencial para a produção de biogás a partir de dejetos de animais, especialmente de suínos e de aves. Das 64 unidades em operação no estado, 59 utilizam substrato da agropecuária para a produção de 24,83 milhões Nm³/ano de biogás. Ainda conforme levantamento do Panorama do Biogás, o potencial instalado em Santa Catarina é de 71,75 milhões Nm³/ano, para aplicação energética. A região Oeste se destaca com plantas destinadas a processos de produção de biogás para aplicação em energia elétrica e, também, para soluções de mobilidade pelo uso de biometano.
Segundo a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), o potencial de produção de biogás no Brasil é de 78,8 bilhões de Nm³/ano. Atualmente, são produzidos 2,3 bilhões de Nm³/ano, conforme Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil.
Números em Foz do Iguaçu
O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado em Foz do Iguaçu (PR) de 18 a 20 de abril, maior evento setorial de biogás do sul do Brasil, quebrou recordes nesta edição. Nos três dias de programação, foram 12 horas de conteúdo, premiação dos Melhores do Biogás e visitas técnicas para conhecer na prática plantas de biogás no Oeste do Paraná.
Os organizadores encerraram o Fórum em Foz do Iguaçu citando números surpreendentes desta quinta edição. Felipe Marques, coordenador do evento, citou os 662 inscritos de 19 estados brasileiros e outros 10 países. A percepção do coordenador, no seu contato com parceiros e participantes nos dois dias de painéis, é de que o volume de negócios gerados a partir do Fórum deve ser multiplicado também.
A quinta edição do Fórum ofereceu espaços de negócios, plenárias, webinares, eventos paralelos, reuniões setoriais e momentos voltados ao networking, que é a principal vocação do evento. “Esse quinto Fórum é motivo de muito orgulho para nós, superamos todas as expectativas, em todos os sentidos, desde plenárias bem conduzidas, números de patrocinadores e participantes”, enalteceu Marques, ao agradecer os participantes.
Suelen Paesi, representante da Universidade de Caxias do Sul (UCS) na realização do Fórum, estendeu seu agradecimento aos patrocinadores. “Nossos parceiros, apoiadores e patrocinadores, foram fundamentais. Ampliamos muito o número de patrocinadores, isso significa que temos uma solidez para subir o degrau no próximo evento. Nos dá segurança para a ousadia e para pensar em trazer, cada vez mais, os nossos problemas reais para motivar, mostrar e ampliar as nossas discussões.”
Em sua fala, Airton Kunz, da entidade realizadora Embrapa Suínos e Aves, reconheceu o trabalho intenso de uma equipe dedicada à organização do 5º Fórum, desde o ano passado. “Terminamos um fórum e já começamos a planejar o próximo. Ver a troca de experiências e fechamento de negócios nos motiva, cada ano mais, a buscar temáticas diferentes e fazer sempre o melhor evento possível.”
Pré-inscrição para 2024
A pré-inscrição para o 6º Fórum em Chapecó já está disponível no site www.biogasebiometano.com.br.
Em breve, a organização apresentará benefícios especiais para os pré-inscritos na edição de Chapecó, no chamado Lote Zero.
Visitas Técnicas
No terceiro e último dia do evento (20/04), os participantes puderam ver de perto o conteúdo dos debates dos dois dias anteriores. Foram realizados cinco roteiros de visitas técnicas em plantas e unidades geradoras de biogás instaladas em cinco municípios: Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e em Toledo.
Melhores do Biogás
O Prêmio Melhores do Biogás, iniciativa dos realizadores do Fórum com duas etapas públicas (indicações e votação) foi entregue no dia 19 de abril. Foram mais de 5 mil votos por votação on-line. O prêmio destaca as seguintes categorias: Profissional destaque; Organização destaque; Plantas/unidades geradoras de biogás destaque.
Conheça os premiados:
Categoria Profissional
1º – Marina Linck
2º – Thiago Edwiges
3º – Gustavo Rafael Collere Posseti
Categoria Organização
1º – Portal Energia e Biogás
2º – Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (CPETS) Univates
3º – Bioköhler Biodigestores
Categoria Planta – Saneamento
Estação de Tratamento de Esgoto ETE Ouro Verde
Categoria Planta – Indústria
Frimesa Cooperativa Central
Categoria Planta – Pecuária
Fazenda Trevisan
5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano – de 18 a 20 de abril de 2023, em Foz do Iguaçu
⦁ 662 inscritos: entre empreendedores, gestores, integrantes de organizações públicas e privadas, pesquisadores, técnicos e estudantes de 19 estados brasileiros e mais 10 países (Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Alemanha, Equador, Espanha, Itália e Holanda)
⦁ 28 patrocinadores
⦁ 26 expositores no Espaço de Negócios
⦁ Mais de 12 horas de conteúdo e dados sobre o setor do biogás
⦁ Apresentação simultânea em dois painéis
⦁ Cinco roteiros de visitas técnicas.
Patrocinador DIAMANTE: Compagas
Patrocinador MASTER: Itaipu Binacional
Patrocinador OURO: Scania