Comitiva da UCS que viajou a Sergipe pelo Projeto Rondon repercute experiências da missão
Em duas semanas de imersão no município de Frei Paulo, grupo desenvolveu ações de serviço social voltadas ao meio ambiente e à tecnologia junto à comunidade
O grupo de estudantes e professoras da Universidade de Caxias do Sul que viajou a Sergipe para a Operação Mangabeiras, do Projeto Rondon, foi recebido nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, pelo reitor Gelson Leonardo Rech, no Gabinete da Reitoria. Entre os dias 17 de janeiro e 4 de fevereiro, a comitiva desenvolveu no município de Frei Paulo, agreste sergipano, ações de cidadania ligadas aos temas meio ambiente, comunicação, trabalho, tecnologia e serviços sociais. Na chegada ao Estado, a equipe da UCS foi acolhida pelo Batalhão do Exército para preparação conjunta com a outra equipe acadêmica que participa da missão, do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), de Goiânia.
A rica cultura da região Nordeste e o contato com novas crenças, costumes, gastronomia e ambientes foram enaltecidos pelas alunas e docentes. Esta interlocução, na ótica da comitiva, foi uma das grandes experiências da viagem. Tamanha conexão rendeu um mini-documentário com entrevistas a moradores dos quilombos Catuabo e Mocaco – um trecho foi apresentado ao reitor durante a visita.
O momento foi oportunidade para anunciar a nova missão do Projeto Rondon, desta vez para o estado de Rondônia, cujo projeto está em desenvolvimento. Ações desenvolvidas em comunidades evocam o papel da UCS enquanto universidade comunitária. “Este senso que criou a UCS é o mesmo que vocês levaram na bagagem. Este espírito moveu vocês para esta missão e deve permanecer para sempre”, aconselhou o reitor Gelson Rech, parabenizando a comitiva e incentivando novas expedições. Mencionando a assistência e a orientação social prestadas recentemente a uma comunidade quilombola em Muitos Capões, na região dos Campos de Cima da Serra, através do projeto UCS Comunidade, o reitor frisou a importância de também lançar olhares e cuidados às comunidades próximas.
A oportunidade de levar estudantes de diversos cursos e campi a ações pelo Brasil foi celebrada pela professora Aline Pazuello. “O que conseguimos criar enquanto grupo nos fortaleceu para, de fato, atuar de forma a gerar mais benefícios para as pessoas e aprender com elas”, avaliou. “Conseguimos ter uma experiência gratificante de troca com a comunidade e também com os animais, percebendo o quanto eles também são transformadores nas nossas vidas”, acrescentou a estudante de Medicina Veterinária Andriele Horbach.
A equipe da UCS para a Operação Mangabeiras incluiu os alunos
Alexandra Carol Cioato (Psicologia), Andriele Horbach (Medicina Veterinária), Camila Grafitti (Educação Física), Carla Grafitti (Ciências Biológicas), Giovanna Simioni Zanella (Direito), Johnatan Boeira Rodrigues (Física), Nicole Chies Steffani (Ciências Biológicas) e Ranieri dos Santos de Carvalho (Direito). Acompanham a equipe as professoras Aline Maria Trindade Ramos e Aline Passuelo de Oliveira.
O Projeto
O Projeto Rondon está consolidado como a maior atividade de extensão universitária do país. Organizado pelo Ministério da Defesa em parceria com universidades brasileiras e governos estaduais e municipais, leva esse nome em homenagem ao Marechal Cândido Rondon e visa à realização de ações de melhoria do bem-estar social da comunidade e capacitação de multiplicadores para o exercício da cidadania.
Fotos: Bruno Zulian