Confira os lançamentos da Editora da UCS no mês de agosto
EDUCS publica obras de cunho acadêmico, didático-científico, literário e cultural
A Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) lançou onze títulos neste mês de agosto, entre obras impressas e e-books. Confira as novidades que traduzem a produção e a difusão do conhecimento originado da pesquisa, do ensino e da extensão na Universidade e saiba mais na página da editora universitária.
Áreas de Preservação Permanentes em Área Urbana Consolidada, de Eduardo Echevenguá Barcellos
Historicamente, as Áreas de Preservação Permanente (APP) às margens dos cursos da água em zona urbana foram ocupadas por meio do processo de urbanização, e ainda hoje ocorrem ocupações irregulares, o que gera conflitos e processos judiciais que poderiam ser evitados com a difusão de conhecimento acerca do tema e a atuação responsável dos legisladores municipais e do poder executivo municipal, colaborando com informações adequadas e educação ambiental da população. Sabe-se que a presença de atributos ambientais em determinada área não impede sua alienação, apenas impõe limites de uso ao possuidor e/ou proprietário. Porém, a falta de conhecimento da população faz com que cresça a insegurança jurídica daquele que de boa-fé adquire o bem e desconhece os limites legais impostos. Além disso, traz à tona a discussão de um aparente conflito entre dois direitos constitucionais, o direito à moradia e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. O e-book foi escrito por meio de uma pesquisa qualitativa, com método de abordagem dialético e métodos de procedimento histórico e monográfico. A coleta de dados se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, com resultados apresentados de modo descritivo e interpretativo.
Caleidoscópio da História da Educação: Escolarização e Sujeitos Escolares, de Cassiane Curtarelli Fernandes, Elisângela da Silva Dewes, Fernanda Rodrigues Zanatta, Manuela Ciconetto Bernardi e Mariane Fruet de Mello
Em sua terceira edição, o e-book é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM), com organização de discentes e egressos do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul e convidados. Hoje, as pesquisas na linha da História da Educação se desenvolvem em âmbito nacional e internacional, promovendo a ampliação de objetos de pesquisa, de metodologias e de parcerias que contribuem para a consolidação do campo a partir da promoção de eventos, de publicações científicas e da partilha de conhecimentos e experiências entre os pesquisadores. Nesse contexto, o GRUPHEIM existe desde 2008 para congregar e estimular as pesquisas na área da História da Educação, fortalecendo e difundindo as investigações realizadas na UCS, bem como estabelecendo conexões com outros grupos/instituições visando ampliar as discussões e produções acerca dos diferentes temas compreendidos pela perspectiva histórica, que se renova e se reconfigura a partir de novos olhares e sentidos para objetos, fontes e sujeitos. A proposta desta edição dá seguimento à coletânea produzida em 2022 e parte da temática “História da Escolarização e dos Sujeitos Escolares”, trabalhada sob diferentes temporalidades e a partir de diversas tipologias de fontes documentais.
Congresso Internacional Educar na(s) Infância(s) : Experiências, Desafios e Tensões/Comunicações Orais, de Claudia Panizzolo, Rochele R. Andreazza Maciel e Tatiani Rabelo Lapa Santos
A segunda edição do Congresso foi realizada entre os dias 29 e 30 de setembro de 2022, na modalidade on-line, promovido pela Universidade de Caxias do Sul em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o Grupo de Estudos e Pesquisa: infâncias, cultura e história (GEPICH). O objetivo foi promover momentos de aprofundamento teórico-prático, explanação de pesquisas científicas e debates, de modo a discutir ações relativas às infâncias, mais especificamente do período de 0 a 5 anos, envolvendo diferentes áreas do conhecimento e articulando Educação e Saúde. As contribuições estão organizadas a partir dos três grupos de trabalho do evento. O e-book mantém esta mesma sistemática: 1) História e concepções de infância; 2) Políticas públicas para as infâncias: Saúde, Educação e rede de proteção e assistência social; e 3) Infâncias, formação de professores e práticas pedagógicas.
Congresso Internacional Educar na(s) Infância(s): Experiências, Desafios e Tensões/Relatos, de Claudia Panizzolo, Rochele R. Andreazza Maciel e Tatiani Rabelo Lapa Santos
Em tempos pós-pandêmicos de muitos desafios, este e-book soa como um acalanto por meio de temas que instigam ao diálogo contínuo e à produção de conhecimentos sobre as crianças. A partir dos enfoques propostos, consideramos o universo da infância uma etapa do desenvolvimento humano em que a criança está descobrindo o mundo, necessitando explorar e desvendar infinitas ações. Potencializar esse momento significa compreender esse período permeado pelas descobertas e oportunidades que o mundo pode oferecer. Cabe a nós, aqui, pensar em algumas questões que envolvem o processo de educar, por isso propomos as seguintes reflexões: nós, educadores, estamos ofertando às nossas crianças o espaço necessário para crescer e se desenvolver? Como as tecnologias têm impactado esse processo? Temos efetivamente assumindo a defesa dos direitos das crianças? Outro aspecto importante a ressaltar-se é o desafio da formação de professores que ainda temos que enfrentar, incluindo pautas como a de compreender que atuar na infância requer entrelaçar práticas, experiências e saberes teóricos. Além disso, importa admitir uma atuação com e na pluralidade da infância, ou seja, pensar na complexidade que a Educação tem em se relacionar com diferentes histórias das crianças, percursos familiares e culturais. Os artigos publicados, com relatos de experiências, apresentam reflexões relevantes sob diferentes perspectivas, mas sempre visando aprimorar a formação inicial e continuada.
História e Historiografia da educação no Rio Grande do Sul, de Fernando Ripe e José Edimar de Souza
No final do século passado e início deste século uma série de eventos fez com que historiadores repensassem a conjuntura em que estavam inseridos e os movimentos da História. Uma nova onda de investigadores, tanto no campo da História quanto no da Educação, começou a pesquisar e escrever sobre História da Educação, agregando um novo conjunto de abordagens teórico-metodológicas. A relação da História com a Educação tornou-se um elemento fundamental na abertura de uma frente de estudos na qual a História da Educação avançou nas questões sobre desigualdade, poder, gênero, patrimônio, identidade, práticas, cultura, etc., dando sentido ao passado e ao presente em uma relação de mão dupla, reforçando o que já os fundadores dos Annales, escola francesa que renovou os estudos históricos, diziam: só é possível compreender o presente a partir do passado e vice-versa. A História agora é marcada pela ampliação do campo documental e da multiplicidade de documentos a partir da segunda metade do século XX até a primeira década do século XXI: fontes orais, fotografias, filmes, documentos do cotidiano da pessoa comum, não mais os arquivos oficiais. Por outro lado, a possibilidade de novas abordagens estimulou o olhar para a confrontação entre documentos oficiais e documentos não oficiais.
VIII CEDU – Colóquio de Educação Discente, de Carla Beatriz Valentini, Elisângela da Silva Dewes, José Edimar de Souza, Natália Eilert Barella, Samanta Vanz e Thainá Cristina Guedes
O evento organizado pelo corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Educação se origina no ano em que o PPGEdu-UCS celebra 15 anos e em que é inaugurada a Cátedra UNESCO vinculada à Área de Humanidades. Nesse sentido, o Congresso Internacional de Educação – CINED aspira reunir, bianualmente, redes, entidades e pesquisadores para construir diferentes interlocuções entre a academia e a sociedade civil. O tema “História e Processos Educativos: a Pesquisa por uma Cidadania Global” visa abordar importantes questionamentos e reflexões sobre a importância da pesquisa e do estudo dos processos históricos e educativos, na compreensão ampliada de mundo e na busca de alternativas para as crises enfrentadas nas sociedades atuais, bem como, nas comunidades científicas e educacionais. Os eventos são promovidos pelo PPGEdu, pelo Centro de Estudos Latino-Americanos em Pesquisa e Educação (CELAPED) e pela Cátedra UNESCO Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental, da Universidade de Caxias do Sul. As cátedras UNESCO têm a função de construir pontes entre a academia, a sociedade civil, as comunidades locais e informar decisões em políticas sobre o tema a que se destinam.
1ª Jornada Nacional de Pesquisa: História da Educação, Imigração e Memória, de Adão Simon dos Santos Garcez, Cassiane Curtarelli Fernandes, Eliana Rela, Elisângela Cândido da Silva Dewes, Elisângela da Silva Dewes, Fernanda Rodrigues Zanatta, José Edimar de Souza, Rosemeri Barreto Argenta, Samanta Vanz, e Terciane Ângela Luchese
A obra celebra os 15 anos do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM). Com organização de integrantes do grupo discentes e docentes do curso do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, conta com a participação de egressos, alunos e professores da UCS e de outras instituições que congregam as suas pesquisas neste espaço de fomento e discussões em torno de diferentes temáticas na linha de História da Educação.
Cansioniero Popolar | Cancioneiro Popular – Vol 3, Anthony Beux Tessari e Gelson Leonardo Rech
Na continuidade das publicações do projeto Sesquicentenário da Imigração Italiana no RS, o segundo volume do Cansioniero Popalar (Cancioneiro Popular) oferece ao público o acesso a um novo recorte do acervo do Cancioneiro Popular da Imigração Italiana, formado pelo trabalho do Instituto Memória Histórica e Cultural – IMHC da Universidade de Caxias do Sul, a partir da coleta de cantos dos corais da região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Com a publicação deste Cansioniero Popolar Volume 3, enseja-se seguir contribuindo para a difusão das fontes históricas sobre o fenômeno imigratório italiano no Rio Grande do Sul e evidenciar, em cada letra, refrão e melodia, os aspectos da cultura dos imigrantes presentes na vitalidade de sua tradição oral expressa pelo canto.
{A obra teve evento de lançamento no Campus-Sede. Saiba mais.}
Sistema Toyota de Produção: Mais do que Simplesmente Just-in-time: Autonomação (Jidoka) e zero defeitos, de Paulo Ghinato
O Sistema Toyota de Produção constitui-se em importante marco histórico no contexto amplo do desenvolvimento da concorrência intercapitalista. Nesse sentido, é relevante discuti-lo de forma aprofundada, no que torna-se necessário perceber os aspectos conceituais básicos de sua construção. Isso implica conhecer o conceito de Mecanismo da Função Produção, a lógica das perdas e o princípio do “não custo”. Partindo dessa base conceitual, torna-se possível compreender o Sistema Toyota de Produção ou qualquer outro sistema de produção. Conforme Taiichi Ohno, dois são os pilares de sustentação do Sistema Toyota de Produção: o Just-In-Time e a Autonomação (Jidoka). Porém, enquanto existe uma ampla literatura tratando do Just-In-Time no mundo ocidental, o conceito de Autonomação tem sido pouco ou quase nada discutido. Acrescido a isso, Shigeo Shingo desenvolveu um amplo trabalho na área de garantia de qualidade de produtos e processos que culminou na elaboração do conceito de Controle da Qualidade Zero Defeitos (CQZD). Uma articulação conceitual e prática entre a Autonomação e o Controle da Qualidade Zero Defeitos ainda não havia sido proposta em termos de literatura internacional. É exatamente com esse pano de fundo que se desenvolve o presente livro.
Caminho dos Girassóis, de Neusa Picolli Fante
A obra tem a intenção de contribuir para reflexões sobre a morte e o necessário processo de luto. A abordagem sobre o luto pela perda de filho e o cuidado psicológico em grupos de apoio apresenta perspectivas para o suporte emocional e esclarecimento frente às diferentes dimensões do cuidado: psicologia, enfermagem, medicina, assistência social e pedagogia.
Fundamentos Teóricos e Empíricos da Educação para a Cidadania Global Crítica, de Carlos Alberto Torres
O tema da educação para a cidadania global tem uma trajetória de algumas décadas e um importante acumulado de experiências práticas e de reflexões teóricas. O livro The Palgrave Handbook of Global Citizenship and Education (Davies et al., 2018), por exemplo, aborda a temática da cidadania global desde as perspectivas regionais e ideológicas até questões centrais em ensino e aprendizagem. As discussões apontam que se trata de um tema sujeito a controvérsias e que essa bandeira pedagógica da UNESCO pode servir tanto para pretensões de manutenção de hegemonias colonialistas com uma nova roupagem quanto para a construção de um mundo mais diverso, justo e solidário. Cabe aqui destacar o avanço de perspectivas críticas que questionam essa visão mainstream e que propõem uma outra cidadania global (Global Citizenship Otherwise) aliada com a inter/multiculturalidade e a descolonialidade. Neste marco, esta obra representa uma introdução, no melhor sentido dessa palavra, ao histórico da proposta de educação em cidadania global, ao emaranhado conceitual e às disputas ideológicas que cercam as práticas e estratégias de sua implementação.