Confira os lançamentos do mês de julho da Editora da UCS
A Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) lançou, neste mês de julho, três novos títulos, entre impressos e e-book. Confira as novidades e saiba mais na página da editora universitária
Meu corpo, meu trauma, meu eu, de Franz Ruppert
Os médicos tentam curar o corpo de um paciente sem considerar sua psiquê. E os psicólogos tratam a psiquê sem entender o que está acontecendo no corpo. O conceito de psicotrauma forma uma ponte entre esses mundos da psiquê e do físico, pois em nossa experiência o psicotrauma é a fonte de muitas doenças que se manifestam no corpo e na psiquê. Se pensarmos nos traumas que podemos vivenciar nos momentos iniciais de nossa vida, podemos entender melhor por que nosso corpo e nossa psiquê se desenvolveram da forma como se desenvolveram; podemos ver por que muitos problemas físicos e psicológicos se desenvolvem. Se conseguirmos encontrar uma maneira de explicar essas correlações, na maioria das vezes subconscientes, então teremos a chave para curar a fonte dessas aflições físicas e psicológicas. Neste livro, coletamos muitos exemplos que sustentam essa afirmação. Nosso entendimento dessas causas também ajudará a diferenciar entre tratamentos medicinais e psicológicos que são benéficos e aqueles que apenas abordam os sintomas, e assim só servem para apoiar as estratégias de sobrevivência do trauma. Gostaríamos de agradecer aos nossos colegas por nos deixarem incluir suas experiências práticas com a constelação da intenção no tratamento de problemas psicossomáticos neste livro, e somos gratos aos autores que contribuíram com relatos baseados em suas próprias experiências pessoais.
XX Encontro sobre Aspectos Econômicos e Sociais: Economia e Cidades Sustentáveis, organizado por Cleide Calgaro, Divanildo Triches, Jacqueline Maria Corá, Lodonha Maria Portela Coimbra Soares e Maria Carolina Gullo
O ano de 2022 marcou a vigésima edição do Encontro sobre os Aspectos Econômicos e Sociais – ESAES. Este evento é uma realização do Curso de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul e, neste ano, teve como tema: Economia e Cidades Sustentáveis, dois tópicos intimamente relacionados. Nos dias 7 e 8 de novembro, sob a coordenação das professoras Lodonha Portela Coimbra Soares e Cleide Calgaro, pesquisadores de diferentes instituições apresentaram seus estudos e estabeleceu-se um espaço rico para as discussões e reflexões sobre a temática, culminando com a palestra de abertura, cujo tema foi Os Desafios e Oportunidades das Cidades Sustentáveis, com a participação dos pesquisadores Janaína Macke, Maria Carolina Rosa Gullo e Adir Ubaldo Rech. Já na palestra de encerramento, os senhores Luiz Carlos Pinto, secretário de Inovação de Porto Alegre; Adilo Didomênico, prefeito de Caxias do Sul, e Rafael Perini, mediados pela professora Jacqueline Corá, explanaram sobre os cases de inovação e os impactos econômicos e sociais das cidades de Porto Alegre e Caxias do Sul, bem como sobre as pesquisas realizadas pelo City Living Lab acerca dos aspectos que estruturam as cidades sustentáveis e as Smart Cities. As discussões estabelecidas neste evento permitem corroborar a argumentação de Argan (2005), quando considera a cidade uma atribuição coletiva a partir de uma sociedade concreta com todos os seus componentes. Assim, é necessário a condição de pesquisador para capturar essa construção e compreendê-la a partir das interações de seus múltiplos atores, cada qual com sua própria intencionalidade.
VII CEDU – Colóquio de Educação Discente, com organização de Cristiane Backes Welter
O Colóquio de Educação Discente (CEDU) é um evento promovido e organizado pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEdu-UCS) em parceria com demais programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição. A sétima edição do Colóquio de Educação Discente pretendeu envolver e dialogar, de forma interdisciplinar, temas sobre o mundo globalizado e suas consequências nas dinâmicas locais, que têm provocado diferentes mudanças sociais, econômicas, educacionais, conceituais e colocado “em xeque” a ciência como lócus de contribuição para diferentes embates e problemas da humanidade. Há posições conflitantes acerca das forças e tendências envolvidas. Em linhas gerais, buscou-se, nesse evento, espaço de afirmação de que a pesquisa e o conhecimento científico em ambos os movimentos globais e locais são necessários, porém não há uma padronização para entender a complexidade destes processos. Trata-se de perceber que no global e no local há uma circularidade de sujeitos, atores educacionais e textos que apesar de possuírem referências globais, em âmbito local, se apresentam de acordo com a realidade vivenciada em cada localidade. O evento reuniu discentes da UCS e de outras universidades em diferentes etapas de formação com o objetivo de ampliar os espaços de diálogo interdisciplinar desses acadêmicos, possibilitando discussões em um ambiente profícuo de debate para diferentes perspectivas teórico-metodológicas.