Congresso Brasileiro de Engenharia Química premia trabalhos da UCS.
Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias recebem menção honrosa em evento nacional.
Dois trabalhos do grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias foram premiados no XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química – COBEQ 2018, realizado em São Paulo, entre os dias 23 e 26 de setembro, em duas diferentes temáticas – foram avaliados mais de mil trabalhos distribuídos em 10 áreas temáticas.
Os trabalhos são de autoria de Daniele Perondi, pós-doutoranda no Programa com atuação no Laboratório de Energia e Bioprocessos e de Christian Manera, mestrando também com atuação no Laboratório de Energia e Bioprocessos.
O Congresso Brasileiro de Engenharia Química – COBEQ, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Química, é o evento de maior relevância nacional em Engenharia Química. Estabelece bianualmente um ambiente de encontro para profissionais da academia e indústria apresentarem e discutirem temáticas proeminentes e atuais, relacionadas à pesquisa e aplicação da engenharia química no Brasil e no mundo.
TRABALHOS PREMIADOS
– Na área Energia, Petróleo, Gás e Biocombustíveis
O trabalho Captura in situ de dióxido de carbono (CO2) durante a pirólise de resíduos de cama de aviário na presença de casca de ovo calcinada, de autoria de Daniele Perondi, Christian Manera, Danielle Restelatto, Davi Ângelo Zancanaro, Eduardo Didomenico e Marcelo Godinho. Daniele destaca que a importância do trabalho está “em propor uma aplicação para dois importantes resíduos gerados pelo setor avícola. O processo abordado possibilita agregar valor a ambos os materiais”.
Esta foi a quarta participação de Daniele no Congresso Brasileiro de Engenharia Química, que ocorre a cada dois anos. Para ela, a premiação representa o reconhecimento de oito anos de trabalho e dedicação no Laboratório de Energia e Bioprocessos, coordenado pelo professor Marcelo Godinho. “Este é o principal evento da área de Engenharia Química e, sinto-me honrada em trazer este prêmio para a Universidade. Trabalhamos com o tratamento e o reaproveitamento de diferentes resíduos. Dentre os principais projetos de pesquisa que temos atuado, destacam-se parcerias com empresas, como por exemplo o grupo Gerdau, a Proamb e a Kappesberg. Recentemente, iniciamos um novo projeto intitulado Síntese e caracterização de aerogéis a partir de diferentes fontes de carbono, sob coordenação do professor Ademir José Zattera.
– Na área de Materiais e Nanotecnologia
Nessa área, ganhou menção honrosa o trabalho Comparative study on production methods of mayenite catalyst supports (Estudo comparativo de métodos para produção de suportes de maienita para catalisadores), de autoria do engenheiro químico Christian Manera, Daniele Perondi, Andrezza Piroli Tonello, Jonas Kerwald, Thiago Barcellos e Marcelo Godinho. Christian explica que “os resultados obtidos foram promissores e agora nós utilizaremos este material para melhorar o processo de gaseificação que estudamos no laboratório. O processo de gaseificação transforma biomassa e resíduos em gases combustíveis. Com o uso da maienita, buscamos aumentar a quantidade e melhorar a qualidade do gás combustível produzido”.
A premiação, para Christian “é fruto do trabalho de uma grande equipe que pesquisa sobre a orientação do professor Marcelo Godinho e mostra a competência desta equipe. Além da satisfação com a premiação, o reconhecimento nos dá energia para continuarmos enfrentando os inúmeros desafios que encontramos na pesquisa”.
RESUMOS
– Captura in situ de dióxido de carbono (CO2) durante a pirólise de resíduos de cama de aviário na presença de casca de ovo calcinada – A avicultura brasileira tem apresentado altos índices de crescimento. Entretanto, a geração de dois resíduos pelo setor merece atenção: os resíduos de cama de aviário e os resíduos de casca de ovo. A pirólise se apresenta como uma alternativa para o reaproveitamento dos resíduos de cama de aviário. Neste trabalho, os resíduos de cama de aviário foram submetidos a um processo termoquímico, em um reator de leito fixo. A ausência e a presença de casca de ovo calcinada (COC) no processo de pirólise foram investigadas. Os resultados mostraram uma diminuição da concentração de dióxido de carbono nos gases não-condensáveis na presença de COC, indicando que a COC foi efetiva para a captura in situ de CO 2. A redução da concentração de CO 2 na presença das COC está associada a formação de carbonato de cálcio (CaCO 3).
– Comparative study on production methods of mayenite catalyst supports – A maienita é um material que possui propriedades catalíticas, ou seja, faz com que as reações químicas aconteçam mais rápido. Estas propriedades são consequência de sua estrutura cristalina diferenciada. O objetivo deste estudo foi avaliar diferentes métodos de produção de maienita. Três métodos foram estudados (mistura dos sólidos em um moinho de alta energia, mistura sólida em moinho de bolas convencional e método hidrotérmico). O trabalho discutiu a qualidade e as características da maienita produzida a partir dos diferentes métodos de produção. Os resultados mostraram que uma maienita de maior pureza pode ser produzida a partir do método de moagem de alta energia. Por outro lado, uma maienita de elevada área superficial pode ser produzida pelo método simples de mistura em moinho de bolas.
Foto: Divulgação.