Congresso Brasileiro de História da Medicina premia trabalhos de acadêmicos e docente do curso de Medicina da UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/11/2019 | Editado em 12/11/2019

Os acadêmicos Matheus Rech, Joana Polesello e Cristian Pigato tiveram seus trabalhos destacados no evento, que também premiou a professora Maria Helena Itaqui Lopes pela publicação do livro Curiosidades da História da Medicina.

Matheus Rech e Maria Helena Itaqui Lopes com o presidente da SBHM, Lybio Martire Junior.

A Universidade de Caxias do Sul esteve representada no XXIV Congresso Brasileiro de História da Medicina realizado pela Associação Paulista de Medicina, entre 25 e 27 de outubro.

Foram homenageados com o Prêmio Carlos da Silva Lacaz – que estimula a compreensão da história da Medicina e de seu papel na humanização do médico – os acadêmicos de Medicina da UCS Matheus Rech, com a segunda colocação pelo trabalho Jean-Étienne Esquirol: a vida e batalha do alienista contra o status quo da loucura; e Joana Polesello e Cristian Pigato, que conquistaram o terceiro lugar com o trabalho Leonardo da Vinci: entre a anatomia e a arte. As produções foram desenvolvidas durante a disciplina “Introdução à Medicina”, do primeiro semestre do curso, sob orientação da docente Maria Helena Itaqui Lopes, também homenageada com a medalha Ivolino de Vasconcellos, destaque nacional por sua produção na área do conhecimento a partir do lançamento do livro Curiosidades da História da Medicina.

Cristian Pigato e Joana Polesello.

O congresso ocorreu em paralelo com o 1º Encontro das Academias de Medicina de São Paulo e do Rio Grande do Sul, pela Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM) e reuniu médicos, professores, cientistas e estudantes do Brasil e do Exterior, bem como representantes de entidades dedicadas à história da Saúde e da Medicina no Brasil e no mundo. A professora Maria Helena lembra que em 2017 o evento ocorreu na UCS, sendo que, usualmente, sua sede são as capitais do país. “A UCS tornou-se referência nacional em pesquisas, conquistando visibilidade pela formação humanística desenvolvida em seu curso de Medicina”, afirma a professora, o que se confirma a partir de méritos conquistados por estudantes e professores em diferentes eventos.

Fotos: Acervo pessoal