Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho premia egressas da UCS
Mestras pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia desenvolveram um relato de diretrizes e práticas para um ambiente de trabalho saudável
Mestras pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Caxias do Sul (PPGPSI), Débora Brandalise Bueno e Patrícia Fabro Chinelatto tiveram seu trabalho classificado em segundo lugar no “Prêmio Valora POT: Boas Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho”. A distinção se deu no XI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizado entre 16 e 19 de julho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na capital fluminense.
Débora e Patrícia, também egressas dos cursos de Psicologia e Arquitetura e Urbanismo da UCS, respectivamente, foram responsáveis pela criação da empresa “WOEN – Organizações + Humanas”, que desenvolveu um relato de práticas intitulado “Construção de diretrizes para um ambiente de trabalho saudável”, aplicado em uma startup da Serra Gaúcha com o objetivo de promover um ambiente de trabalho saudável. As atividades contaram com o auxílio do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, que incubou a empresa durante um ano.
A construção do estudo compreendeu o diagnóstico do ambiente físico e psicossocial e a percepção dos trabalhadores a partir de dinâmicas personalizadas para o público-alvo e o contexto de trabalho. Coordenadora do PPGPSI, a professora Silvana Regina Ampessan Marcon enalteceu a participação e o reconhecimento às acadêmicas. Para a docente, a parceria entre entre as áreas do conhecimento, representada pela união entre a Arquitetura e a Psicologia em prol da saúde mental, foi de extrema relevância não apenas para o Programa de Pós-Graduação, mas para a UCS cumprir, mais uma vez, o seu papel de formar profissionais que contribuam com a sociedade”.
Junto às pesquisadoras e à professora Silvana, ainda integraram o grupo que apresentou resultados de pesquisas e um trabalho técnico durante o Congresso a docente Magda Macedo Madalozzo e a estudante de Psicologia Alexandra Carol Cioato.
Fotos: Acervo Pessoal/Divulgação