Conheça os diferenciais do curso de Tecnologia em Gestão de Produção Industrial.

Publicado em 18/07/2018 | Editado em 24/07/2018

Gestor de Produção Industrial é o profissional que contribui para a inovação e melhoria de processos industriais nas organizações, com habilidade de se antecipar aos problemas, minimizando custos e maximizando benefícios da atividade econômica empresarial. Tudo isso dentro de uma perspectiva ética e sustentável dos negócios.
Essa é a formação fornecida aos acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, graduação que faz parte do Programa UCSTec.

Conforme explica Fábio Eberhardt Teixeira, professor e coordenador do curso, o profissional deve saber controlar os processos e pessoas no ambiente fabril, planejando a logística de movimentação do produto na indústria. Nas aulas, o aluno também aprenderá a realizar vistoria e perícias, o que engloba avaliar e emitir laudos e pareceres técnicos em sua área de formação.
“Também é ele quem supervisiona a seleção e o tratamento das matérias-primas, controla a qualidade de processos, coordena equipes de trabalho e especifica técnicas de informação para gestão e controle da manufatura”, exemplifica.

A formação ampla, que permite ao profissional atuar em cargos de liderança, é outra vantagem da formação oferecida pelo curso UCSTec apontada pelo docente.
“O profissional que passar pelo curso receberá formação técnica e de gestão e, portanto, está apto a coordenar, bem como a treinar as pessoas que fazem parte do sistema produtivo. Também poderá avaliar o potencial de cada um e direcioná-lo para a tarefa que melhor tem condição de desempenhar no sistema produtivo.”

As incertezas na economia, apesar de terem afetado o setor industrial nos últimos anos, não interferiram na visão do mercado sobre a profissão, na medida em que “o profissional desta área continua sendo essencial para a retomada da economia, que está, sim, acontecendo. As empresas necessitam de pessoas com conhecimento técnico e de gestão para conduzir as atividades do processo produtivo, sendo no comando de funcionários como no treinamento dos mesmos”, explica Teixeira.

Visão atualizada do funcionamento das organizações, trazida por professores com experiência no cotidiano empresarial, além da preocupação em se atualizar perante as mudanças constantes do mercado de trabalho, são aspectos que fazem parte das aulas.

A graduação tem a duração de seis semestres, e as aulas ocorrem no turno da noite. Durante o período formativo, os acadêmicos recebem certificações intermediárias. São elas: Assistente Administrativo da Produção (na conclusão do segundo semestre), Analista de Produção (na conclusão do quarto semestre) e Analista de Processos de Produção (no final do sexto semestre, acompanhada do diploma de curso superior).

Além do currículo dinâmico e da ampla infraestrutura, formada por uma série de laboratórios de aprendizagem, o valor das mensalidades é bastante acessível.