Coordenador do curso de Turismo participa de discussão sobre rede internacional de pesquisa.
Professor Michel Bregolin, coordenador do curso de Turismo, reuniu-se com pesquisadores franceses e chilenos, no campus rural da Université Grenoble Alpes.
Com o propósito de inserir a Universidade de Caxias do Sul em uma nova rede internacional de pesquisa em Turismo, o coordenador do curso de Turismo, professor Michel Bregolin, esteve, entre os dias 12 e 21 de setembro, na sede do Cermosem, no campus rural da Université Grenoble Alpes (França), ligado ao Instituto de Urbanismo e Geografia Alpina. Na oportunidade foi discutida a criação da rede “International scientific tourism network”, com pesquisadores franceses e chilenos do Centro de Investigación en Ecosistemas de la Patagônia e da Universidad Austral de Chile. Esta nova rede visa estimular o debate, a pesquisa e a formação no campo emergente de investigação que associa Turismo e Ciência.
Michel explica que o “turismo científico consiste na implantação de propostas de desenvolvimento turístico de localidades e regiões baseado na operacionalização de viagens de exploração com dimensão científica; na oferta de visitação turística com mediação voltada para a disseminação do conhecimento científico; em viagens de voluntários para apoio a realização de pesquisas; na organização de serviços turísticos para o suporte de atividades de campo de pesquisadores e na integração dos turistas em procedimentos de coleta de dados de pesquisas”.
Na França, o coordenador do curso de Turismo da UCS participou como palestrante do 1º Encontro de Turismo Científico e fez visitas a locais em que o conceito de turismo científico está sendo aplicado/experimentado na França. No Encontro, discutiu-se: a construção de projetos para captação de recursos de fundos franceses e europeus para viabilização de mobilidade de professores e alunos entre França, Chile e Brasil; o planejamento de cursos e eventos sobre essa temática; a identificação de estratégias para publicação sobre o assunto; e a disponibilização de um site de referência sobre o tema.
Durante o encontro, do qual participaram pesquisadores da França, Chile, Espanha, Portugal, Alemanha, Canadá, México e Equador, o professor Bregolin apresentou a UCS e o potencial existente na Serra Gaúcha para a introdução de propostas de turismo científico em projetos associados ao novo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Observação, Desenvolvimento e Inteligência Turística e Territorial que está sendo proposto na UCS em que se destacam as ações em parceria com órgãos ambientais e que envolvem a implantação de Trilhas de Longo Curso, como o Caminho das Araucárias, e também com o Consórcio responsável pelo projeto de candidatura à UNESCO do Geoparque Canyons do Sul.
“A participação da UCS na Rede visa não somente atingir objetivos associados à pesquisa e ao ensino, mas também criar condições para trocas de experiências entre a comunidade regional e os parceiros internacionais. Com esta colaboração se pretende apresentar a Região dos Aparados da Serra para instituições e operadores de Turismo Científico líderes nos Alpes e na Patagônia de modo a estimular o conhecimento e o reconhecimento do potencial turístico daquela região”.
A UCS foi a única instituição brasileira convidada a participar da criação da Rede e agora trabalhará em conjunto com as instituições francesas e chilenas para sua implantação em nível internacional e para a sua divulgação no Brasil. No ano passado, o diretor do Cermosem, Pascal Mao e o coordenador do projeto de Turismo Científico do Centro de Investigación en Ecosistemas de la Patagônia, Fabien Bourlon, participaram, em Canela, do SEMINTUR – Seminário Internacional de Turismo, e aproveitaram para conhecer Caxias do Sul, o Canyon do Itaimbezinho e as cidades de Canela e Gramado. Já neste ano, o coordenador do Mestrado em Turismo da Universidad Austral de Chile, Pablo Szmulewicz, participou do ColóquioTurismo: Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico, coordenado pela UCS, durante a programação do Fórum Gramado de Estudos Turísticos.
Foto: Nicolas Robinet