Criado no curso de Produção Audiovisual da UCS, curta é selecionado em Mostra do Festival de Cinema de Gramado
Trabalho dirigido pelo acadêmico Adriano Oliveski foi desenvolvido na disciplina Fundamentos da Linguagem Audiovisual, ministrada pelo professora Flora Simon da Silva durante a pandemia
O curta Sombras, produzido na disciplina Fundamentos da Linguagem Audiovisual, do curso de Produção Audiovisual da UCS, foi selecionado para o 49° Festival de Cinema de Gramado – Conexões Gramado Film Market – IV Mostra de Filmes Universitários – HUB Universidades. A obra foi criada pelo acadêmico do curso Adriano Oliveski – que também é egresso do curso de Tecnologias Digitais (atualmente, Criação Digital) – com orientação da professora da disciplina Flora Simon da Silva.
A história de horror e suspense narra a experiência de uma mulher encantada pelo obscuro que realiza rituais sombrios e acaba envolvida pela escuridão. Sombras é um entre 16 curtas selecionados para a Mostra Universitária. O trabalho será exibido no dia 14 de agosto, sábado, às 22h pelo canal TVE RS e nas plataformas oficiais do @festivaldecinemadegramado. Também está disponível no instagram @aolivesk. O melhor filme será escolhido por voto popular no site Conexões Gramado Film Market
Adriano explica que o curta foi o resultado dos trabalhos feitos durante o semestre – cada cena foi uma tarefa da disciplina, focada em uma linguagem do cinema, o que limitava as possibilidades de criação, mas, ao mesmo tempo, exigia criatividade para que na união das cenas o curta fizesse sentido.
Devido a pandemia, o curta foi produzido dentro do apartamento, com os recursos do acadêmico. “Por isso a escolha de um tema de horror/suspense: eu não tinha equipamentos de iluminação disponíveis, então acreditei que uma fotografia escura seria a solução. E como estava evitando contato social, a atuação foi feita pela minha esposa (a tambémz egressa de Tecnologias Digitais Daiane Fracaro), que se saiu extremamente bem. Acredito que essas limitações acabaram ajudando bastante no final!”