Criado no curso de Produção Audiovisual da UCS, curta é selecionado em Mostra do Festival de Cinema de Gramado

Publicado em 12/08/2021 | Editado em 13/08/2021

Trabalho dirigido pelo acadêmico Adriano Oliveski foi desenvolvido na disciplina Fundamentos da Linguagem Audiovisual, ministrada pelo professora Flora Simon da Silva durante a pandemia

O curta Sombras, produzido na disciplina Fundamentos da Linguagem Audiovisual, do curso de Produção Audiovisual da UCS, foi selecionado para o 49° Festival de Cinema de Gramado – Conexões Gramado Film Market – IV Mostra de Filmes Universitários – HUB Universidades. A obra foi criada pelo acadêmico do curso Adriano Oliveski – que também é egresso do curso de Tecnologias Digitais (atualmente, Criação Digital) – com orientação da professora da disciplina Flora Simon da Silva. 

A história de horror e suspense narra a experiência de uma mulher encantada pelo obscuro que realiza rituais sombrios e acaba envolvida pela escuridão. Sombras é um entre 16 curtas selecionados para a Mostra Universitária. O trabalho será exibido no dia 14 de agosto, sábado, às 22h pelo canal TVE RS e nas plataformas oficiais do @festivaldecinemadegramado. Também está disponível no instagram @aolivesk. O melhor filme será escolhido por voto popular no site Conexões Gramado Film Market

Adriano explica que o curta foi o resultado dos trabalhos feitos durante o semestre – cada cena foi uma tarefa da disciplina, focada em uma linguagem do cinema, o que limitava as possibilidades de criação, mas, ao mesmo tempo, exigia criatividade para que na união das cenas o curta fizesse sentido.

Devido a pandemia, o curta foi produzido dentro do apartamento, com os recursos do acadêmico. “Por isso a escolha de um tema de horror/suspense: eu não tinha equipamentos de iluminação disponíveis, então acreditei que uma fotografia escura seria a solução. E como estava evitando contato social, a atuação foi feita pela minha esposa (a tambémz egressa de Tecnologias Digitais Daiane Fracaro), que se saiu extremamente bem. Acredito que essas limitações acabaram ajudando bastante no final!”