Curso de Agronomia doa 10 mil mudas de hortaliças aos produtores de São Sebastião do Caí
Em apoio ao setor agrícola do Vale do Caí, afetado pela tragédia climática que acometeu o RS neste ano, atividade envolveu alunos, professores e funcionários
Neste mês de dezembro, o curso de Agronomia da Universidade de Caxias do Sul destinou 10 mil mudas de hortaliças aos produtores de São Sebastião do Caí afetados pela tragédia climática que acometeu o Rio Grande do Sul em maio deste ano, com chuvas intensas e alagamentos. A mobilização em apoio ao setor agrícola do Vale do Caí contou com a participação de alunos, professores e funcionários da Instituição, que produziram mudas de alface, repolho, couve-flor e brócolis nas estufas do Bloco 74, no Campus-Sede da Instituição, em Caxias do Sul. A estrutura integra os ambientes de aprendizagem utilizados pelos alunos da graduação.
Os primeiros lotes, que somaram 10 mil mudas, foram enviados para Bom Princípio, Montenegro, Salvador do Sul, São José do Sul e Tupandi no mês de agosto. “A ação permitiu distribuir um total de 20 mil mudas para contribuir à rentabilidade dos produtores afetados, que podem realizar o plantio de modo imediato”, celebra o professor Gabriel Fernandes Pauletti, coordenador do projeto e da Área Experimental e Fazenda Escola da UCS, além do Laboratório de Estudos Planta-Ambiente.
A iniciativa do curso teve início a partir da oferta ao escritório regional da Emater/RS em Lajeado (que contempla os municípios dos Vales do Caí e do Taquari). A contribuição foi prontamente aceita pela entidade, que indicou municípios que poderiam ser beneficiados. As tratativas específicas para a cidade de São Sebastião do Caí ocorreram diretamente com a gestão municipal. A ação teve ainda o apoio da Agrimar, que doou insumos para viabilizar o projeto.
Fotos: Divulgação