Curso de Artes Visuais da UCS completa 60 anos e abre celebrações na Câmara de Vereadores
História e contribuição social da graduação que é constituinte à própria Universidade de Caxias do Sul serão evidenciadas durante a Tribuna Livre desta quarta-feira, 25
Completando 60 anos, o curso de graduação em Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul terá sua história e contribuição social celebradas na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul desta quarta-feira, 25 de setembro, a partir das 8h30. Aberto à participação da comunidade, profundamente envolvida na sólida trajetória de formação de professores e artistas de destaque, o plenário terá a presença da coordenadora dos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes Visuais, Silvana Boone, e da pró-reitora de Graduação da UCS, Terciane Ângela Luchese.
Operando como curso superior aprovado pelo Ministério da Educação desde 1964, a graduação teve origem na Escola Municipal de Belas Artes, criada em 1949 em Caxias do Sul para o ensino musical e de artes plásticas. A partir da mobilização das forças comunitárias da época, a Escola tornou-se uma das instituições constituintes da própria Universidade, criada em 10 de fevereiro de 1967, junto à Escola de Enfermagem Madre Justina Inês, e às Faculdades de Ciências Econômicas, de Filosofia e de Direito.
Programação de Aniversário
A programação preparada pelo curso de Artes Visuais para celebrar o aniversário segue até o próximo ano. As atividades contemplam exposições – a primeira, “Diálogos Gravados 1979/2024”, do projeto Clube de Gravura, se inicia no dia 11 de outubro na Galeria de Arte do Campus 8 -, encontros festivos com egressos, seminários e palestras com artistas, entre outras iniciativas que unem arte, educação e reverência à memória da graduação que já formou quase 1.600 profissionais. Desde suas origens, o curso é a base da formação artística da cidade e da região, considera a coordenadora, professora Silvana Boone. “Temos orgulho de dizer que a formação em Artes Visuais sempre foi prioridade na UCS, e que a região cresceu culturalmente a partir de uma formação sólida, que se multiplica em cada escola que absorve nossos professores ao longo de tanto tempo”, celebra.