Curso de Artes Visuais da UCS tem sua história reverenciada na Câmara de Vereadores de Caxias
Os 60 anos da graduação ganharam atenção durante a Tribuna Livre, em sessão ordinária do Legislativo
“Quem vive no caminho da arte, e pela arte, traça caminhos prováveis e improváveis”. A reflexão da coordenadora do curso Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul, Silvana Boone, foi compartilhada na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Caxias do Sul na manhã desta quarta-feira, 25 de setembro, durante sessão ordinária em plenário, em momento de homenagem aos 60 anos do curso. Acompanhada da pró-reitora de Graduação da UCS, Terciane Ângela Luchese, Silvana detalhou a trajetória e a relevância da graduação na formação de artistas e educadores na região.
A origem do curso de Artes Visuais remonta à Escola Municipal de Belas Artes, fundada em 1949, e que se transformou em uma graduação em 1964, integrando-se à UCS em 1967. Nos últimos 60 anos, contribuiu para o desenvolvimento cultural de Caxias e região por meio do ensino, do conhecimento e do entendimento artístico, formando cerca de 1.600 profissionais.
Para a pró-reitora Terciane Ângela Luchese, celebrar as seis décadas do curso na tribuna do Legislativo é muito significativo, lembrando que, em 1949, o Legislativo aprovou a criação da Escola de Belas Artes. “Pela arte se cria e pela vida se transforma”, declarou Terciane, que entregou, junto com Silvana, uma obra do artista Gelson Soares, ex-aluno da UCS, à presidente da Câmara, vereadora Marisol Santos.
As comemorações aos 60 anos do curso de Artes Visuais da UCS seguem até 2025, com uma programação que inclui exposições, seminários, palestras e encontros com egressos. A primeira exposição, Diálogos Gravados 1979/2024, será inaugurada no dia 11 de outubro, na Galeria de Arte do Campus 8.
Você sabia?
– O curso de Artes Visuais da UCS é a base da formação artística da cidade e da região. Ao longo de 60 anos, formou cerca de 1.600 profissionais, que tornaram-se professores e/ou artistas.
– A graduação gerou especializações, cursos de extensão e mais de 140 exposições na Galeria de Arte do Campus 8, para além das demais exposições em outros espaços da universidade, da cidade e da região.
– O curso foi inovador ao criar missões acadêmicas para Estados Unidos e Itália, além de instigar viagens de estudos para as Bienais de São Paulo e de Porto Alegre, além do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, e visitas a museus em diferentes cidades e estados.
Foto: Bruno Zulian
Foto de capa: Marinês Bertuol/Divulgação