Curso de Ciência da Computação celebra 40 anos valorizando a história e projetando o futuro

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/04/2025 | Editado em 02/04/2025

Área que evolui com as transformações tecnológicas ajuda a responder aos desafios atuais da sociedade

Egressos e hoje professores do curso foram homenageados

A aula inaugural dos cursos de Tecnologia da Informação da Universidade de Caxias do Sul, na terça-feira, dia 1º de abril, abriu as celebrações dos 40 anos da graduação em Ciência da Computação. Promovendo olhares sobre o passado, o presente e o futuro, o evento reuniu egressos, desde as primeiras turmas, docentes e acadêmicos de uma área que evolui com as transformações tecnológicas e ajuda a responder aos desafios atuais.

“Os 679 egressos do curso contribuem, pela ciência e através do conhecimento, para transformar o mundo em um lugar melhor, agregando à missão de nossa Universidade”, valorizou o reitor, Gelson Leonardo Rech. “Nesta era de mudanças aceleradas, a computação está no centro de revoluções que impactam a sociedade. Inteligência artificial, ciência de dados e computação quântica, que antes eram ficção científica, agora são realidade. Nós temos o compromisso de guiar e construir este futuro”, acrescentou o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, André Gustavo Adami.

Testemunhas e atores desse progresso, muitos dos professores que hoje compõem o corpo docente são egressos do próprio curso. Pela dedicação, inspiração e compromisso com a excelência acadêmica, foram homenageados o diretor Adami e os colegas Andre Luis Martinotto, Carine Geltrudes Webber, Daniel Antônio Faccin, Daniel Corteletti, Daniel Luis Notari, Iraci Cristina da Silveira De Carli, Ronald Lopes de Oliveira e Vanius Gava.

A professora Maria de Fátima Webber, ao centro, mediou o bate-papo com os egressos Vanderlei João Buffon, Gisele Maria Perini Novaes, Daniela Cristina da Silva Voltolini e Eloi Fernando Fritsch.

O evento seguiu com um bate-papo entre quatro egressos. “Sabemos o quanto este tipo de conversa inspira nossos estudantes e reforça a importância da formação acadêmica aliada às experiências de vida profissional”, destacou a coordenadora do curso de Ciência da Computação, professora Maria de Fátima Webber do Prado Lima, mediadora da interação. Os convidados integraram as primeiras turmas formadas na UCS e hoje atuam em áreas distintas: Daniela Cristina da Silva Voltolini é arquiteta empresarial na TI da Randoncorp; Eloi Fernando Fritsch, professor da UFRGS e criador do primeiro laboratório de pesquisa em computação e música do RS; Gisele Maria Perini Novaes é analista de sistemas sênior da Unimed; e Vanderlei João Buffon foi fundador da Promob e atualmente é general manager da Cyncly na América Latina.

Pelas contribuições dos participantes, marcadas por emoção e descontração, o público pôde saber sobre seus anseios na hora da escolha da área, que já há 40 anos era tida como a “profissão do futuro”, o susto diante do primeiro contato com os cálculos, seguido dos aprendizados e o apreço pela profissão que levou a tantas conquistas. “A Ciência da Computação apresenta muitas facetas e oportunidades, dentro das quais é possível explorar uma amplitude de profissões”, destacou o egresso Vanderlei. Sobre características essenciais aos que hoje ingressam no mercado, os profissionais concordaram: além do saber técnico, são necessárias habilidades comportamentais.

A pedido dos egressos que atuam hoje em diferentes estados e países e que carregam consigo as vivências, o carinho e os conhecimentos alcançados na UCS, o evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube – ainda é possível acompanhar.

Fotos: Bruno Zulian