Curso de Ciências Econômicas da UCS celebra 65 anos com homenagem na Câmara de Vereadores
Anterior à fundação da própria Universidade de Caxias do Sul, graduação já formou mais de 3.500 alunos
Os 65 anos do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul foram celebrados em sessão da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, no espaço da Tribuna Livre, nesta quarta-feira, 24 de abril. Gestores acadêmicos, professores, ex-professores, estudantes, egressos e funcionários marcaram presença na solenidade para enaltecer a trajetória da graduação que converge à concepção da própria UCS e contribui para o desenvolvimento regional.
Fruto de uma ação comunitária que pleiteava oportunidades de ingresso no Ensino Superior, a então Escola de Economia foi criada em 1959, por meio de decreto assinado pelo presidente da República à época, Juscelino Kubitschek. Em 1967, a célula acadêmica integrou-se ao grupo de cinco faculdades que fundaram a UCS. De lá para cá, o curso formou mais de 3.500 estudantes de 68 municípios e originou o Instituto de Ciências Econômicas e Sociais e o Observatório do Trabalho.
Coordenadora do curso, a professora Jacqueline Corá valorizou a contribuição dos economistas formados na UCS à sociedade e ao empreendedorismo, e destacou a formação sólida, teórica e prática dos estudantes, com habilidades para atuarem nos mais diversos segmentos e serem reconhecidos no mercado. “Nossos esforços estão na qualificação de pessoas com elevado senso crítico e capacidade de análise para compreenderem e agirem sobre uma realidade dinâmica, diversificada e nem sempre previsível”.
Traçando uma linha do tempo da economia brasileira, Jacqueline pontuou as mudanças na metodologia de ensino do curso de Ciências Econômicas ao longo dos 65 anos, a fim de acompanhar as inovações, mudanças e necessidades de cada período. Também abordou o caráter social das ciências econômicas e o seu comprometimento com a formação abrangente e plural de profissionais éticos e empenhados com o desenvolvimento e bem-estar da sociedade. “A economia é uma ciência social, portanto, antes dos números estão as pessoas”, observou a coordenadora, que ainda destacou o papel do Legislativo caxiense na criação do curso, recordando a atuação do ex-vereador Nestor José Gollo, que na década de 50 criou a Comissão Especial de Estudos Pró-Faculdades, corresponsável pelos avanços da academia no município.
A pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese, resgatou os esforços de docentes e entes públicos que se uniram para a materialização do curso de Ciências Econômicas e do Ensino Superior em Caxias do Sul. “Muito da pujança que temos na região é fruto da presença da educação. Não é possível mensurar o bem produzido por uma instituição pedagógica que exalta a ciência, o conhecimento e o saber, em um espaço transformador que é a sala de aula”. Ela também parabenizou todos que contribuíram e fizeram parte da trajetória do curso. Terciane concluiu refletindo sobre o papel das universidades e a importância de torná-las, para além de um espaço de educação, um lugar de produção renovada do conhecimento científico. “Os processos de aprender e ensinar se modificam. São desafios renovar e seguir o desenvolvimento do país tendo os cuidados de sustentabilidade, pertencimento ao planeta e seus recursos”.
Ex-docente de Ciências Econômicas na UCS, o vereador Ricardo Zanchin recordou o início da sua carreira de professor e o papel da economia e do ensino que lhe ofereceram muitas oportunidades e conquistas ao longo da vida. Demais vereadores, muitos deles egressos da UCS, também renderam homenagens ao curso.
Fotos: Bruno Zulian