Curso de Ciências Econômicas da UCS recebe voto de congratulações da Câmara de Vereadores
Documento destaca a trajetória da graduação e o seu papel no desenvolvimento econômico e social da região
O curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul recebeu um voto de congratulações do Poder Legislativo Municipal em reconhecimento aos seus 65 anos de história. Na última quarta-feira, 19 de junho, a outorga foi entregue pelo vereador Ricardo Zanchin, egresso e ex-professor da UCS, onde lecionou por 25 anos, ao reitor Gelson Leonardo Rech e ao diretor da Área do Conhecimento de Ciências Sociais, Marcell Bocchese. “É possível transformar o mundo de muitas formas, nós buscamos transformá-lo por meio do conhecimento. Nos sentimos honrados pela trajetória do curso de Ciências Econômicas e seguimos empenhados na formação de cidadãos críticos e que contribuam com a comunidade”, observou Rech.
No documento, Zanchin reforçou o papel da Universidade de formar profissionais qualificados, sua capacidade de inovar e produzir conhecimento. “Desde a sua fundação, a UCS vem capacitando gerações de estudantes e contribuindo para o avanço do ensino e pesquisa. Nesse contexto, o curso de Ciências Econômicas tem reconhecida relevância no desenvolvimento da região”, descreveu o proponente. Em abril, o curso também foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em espaço de Tribuna Livre.
65 anos de história
Fruto de uma ação comunitária que pleiteava oportunidades de ingresso no Ensino Superior, a então Escola de Economia foi criada em 1959, por meio de decreto assinado pelo presidente da República à época, Juscelino Kubitschek. Em 1967, a célula acadêmica integrou-se ao grupo de cinco faculdades que fundaram a UCS. De lá para cá, o curso formou mais de 3.500 estudantes de 68 municípios e originou o Instituto de Ciências Econômicas e Sociais e o Observatório do Trabalho.
Foto: João Luís Ferreira Horn