Curso de Design de Moda prepara a Maratona de Moda.
Atividade, em sua 24ª edição, ocorre nos dias 4 e 5 de dezembro e contará com o desfile dos Trabalhos de Conclusão de Curso – com o prêmio UCS/Sultextil – e desfile do Laboratório de Criatividade.
O curso de Design de Moda promove, no Espaço Alternativo do Campus 8, a 24ª edição da Maratona de Moda. O evento será dividido em dois dias: na terça-feira, dia 4 de dezembro, às 19 horas ocorre o desfile dos Trabalhos de Conclusão de Curso, seguido do desfile do XXXVIII Prêmio UCS/Sultextil e, na quarta-feira, dia 5 de dezembro, às 19 horas, será realizado o desfile dos trabalhos da disciplina de Laboratório de Criatividade, ministrada pelo professor Sérgio Lopes. Os eventos têm entrada franca.
Por quê?
Com o tema Por quê? os acadêmicos apresentam suas coleções produzidas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Inspirados nessa abordagem, os alunos desenvolveram roupas conceituais a partir de sua pesquisa e interpretação. As peças são todas confeccionadas com tecidos da Sultextil, possibilitando aos futuros designers de moda apresentarem suas melhores criações.
Sobre o tema escolhido neste ano: “Mais uma pergunta, mais um questionamento, ou seja, mais um dia que se passa e multiplicam-se as curiosidades. Tantas inovações, tantas possibilidades, tantos conceitos a serem revisitados! Fatos que acontecem sem explicação, notícias que nos deixam desorientados, um mundo complexo e em velocidade tal que não dá respostas suficientes. E, assim, rodeados de informações e inquietações, nos deparamos constantemente com as interrogações: Por quê? Qual o motivo disto, qual a causa daquilo, porque somos como somos e porque fazemos o que fazemos? Existe uma frase de Nietzsche que diz “aquele que tem um porquê para viver pode suportar quase qualquer como”. Não encontramos uma resposta, encontramos várias ou nenhuma. O que serve de resposta para um, não serve para outro do mesmo modo que a resposta de hoje poderá não mais valer para amanhã. Porque somos diferentes, com direito a perguntas diferentes e a respostas diferentes também. Por que não?”
Trabalho de Conclusão de Curso
Ao final de três anos de curso, os acadêmicos desenvolvem uma coleção de vestuário, apresentando portfólio para avaliação e desfile com três looks confeccionados. É o momento para colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, que envolveu pesquisa, criação e produção.
Prêmio UCS Sultextil
Na sequência, ocorre o desfile do Prêmio UCS/Sultextil, fruto de uma parceria entre a UCS e a empresa Sultextil, indústria de tecidos. O Prêmio tem como objetivo proporcionar ao acadêmico a oportunidade de pesquisar e descobrir novos resultados a partir dos tecidos, mostrando, muitas vezes, possibilidades inéditas de aplicações e resultados de superfície igualmente diferenciados. Desde 1999, quando foi criado, o prêmio tem incentivado os novos criadores, desafiando-os no processo de inovar a partir de tecidos de última geração com composições inéditas e rigorosamente dentro das tendências atuais. Durante uma tarde de exercício de criação, no Atelier de Moda do Campus 8, os acadêmicos receberam grupos de tecidos com cores e padronagens surpresa, sorteados entre si, para criarem a peça do concurso.
Os looks passam por uma primeira criteriosa avaliação dos jurados (cinco profissionais com atuação na área) nos camarins, durante a tarde, quando avaliam Inovação; Interpretação e fidelidade ao tema; Qualidade de execução da peça. A segunda parte da avaliação é feita na passarela.
O aluno vencedor do Prêmio UCS/Sultextil recebe da empresa Sultextil uma viagem à Paris com estadia de uma semana para visitar as principais feiras do setor têxtil.
Jurados: a estilista caxiense Ana Cláudia Dotto, formada pela UCS e vencedora do 27º Prêmio UCS/Sultextil; o diretor do Fashion Room, José Xavier de Brito Neto (RJ); Maria de Lourdes Anselmi, fundadora e diretora da Malharia Anselmi, empresa local que se tornou referência em tricot na América Latina; e a estilista Patrícia Vieira (SP).
Acadêmicos do TCC e do Prêmio UCS/Sultextil:
– Victória Abreu Guerra – Por que precisamos de mudanças durante a vida?
– Marcela Schmitt Salvador – Porque um sistema opressor não me representa.
– Carolina de Lima Toledo – Porque nem tudo é o que parece ser!
– Marines Teresinha Adria de Rossi – Liberdade, por quê?
– Gabriela Zottis – Por que? Porque nós criamos um novo império…
– Thaís Cavazzola – Por que com o passar do tempo esquecemos as coisas?
– Daniela Ribeiro de Vargas – Por que assimetria? Por que esconder? Por que resistir a mudanças?
– Clara Postal Pasqualini – Porque somos Universos.
– Ramone Alessandra Bogoni – Porque precisamos de algo maior para nos salvar.
– Betina Scholl – Por que nos expressamos através do corpo?
– Irina Lemos – Por que eu sou tão estranha?
– Paula Roberta Gonçalves Sampaio – Porque somos a luta, porque somos a Revolução!
Circo de Horrores
Na quarta-feira, dia 5 de dezembro, às 19 horas, ocorre o desfile da disciplina Laboratório de Criatividade, com o tema “Circo de Horrores”. A cada edição é proposto um tema geral e um material básico onde o aluno vai explorar design de superfície, design e estilo.
O material utilizado nesse semestre são roupas reaproveitadas e o tema explora as atrações dos circos que não foram sempre animais treinados, malabaristas e palhaços. No fim do século 19 e início do século 20, anomalias humanas foram destaques nos shows, que ficaram conhecidos como “Circo de Horrores”. Esses circos eram muito populares nos Estados Unidos, com elencos que incluíam anões, albinos e qualquer tipo de pessoa que fosse deformada por doenças.
Acadêmicos: Aline Giequelin, Amanda Zurlo, Ana Maffassiolli Dullius, Andressa de Figueredo, Bruna Mainardi, Cláudia de Biasi, Francieli Carra, Giovana Pessin Menezes, Heloísa Schmidt Nardello, Júlia Dambrós de Oliveira, Lara Francesca Becker Chisini, Mariana Vargas Parodes, Marina Cará de Carli, Nazca Dias Viana, Rafaela Antunes de Menezes e Renata Roggia Machado.