Curso de graduação em Fisioterapia da Universidade completa 20 anos
Graduação que já formou quase 700 alunos capacita com foco em prevenção, tratamento e vivência em diferentes realidades de saúde. Conheça os destaques e a infraestrutura do curso que conta com Clínica de Fisioterapia, contribuindo à qualificação profissional e ao atendimento à sociedade
O curso de Fisioterapia da Universidade de Caxias do Sul completa 20 anos em 2021, com uma trajetória que já graduou quase 700 alunos integrando aprendizado, experiência e humanidade. Fundado em 2001, com o objetivo de formar profissionais generalistas, críticos e reflexivos dentro dos princípios éticos, vem integrando ações nos diferentes níveis de atuação: individual e coletiva, de forma competente e inovadora. A inovação é característica do curso que pode ser atribuída desde o currículo até os ambientes de estudos e prestação de serviços.
Pensando no desenvolvimento de profissionais qualificados, seus fundadores elaboraram uma abordagem pedagógica diferenciada em relação às outras instituições de Ensino Superior, fundamentando o currículo em três pilares: prevenção, tratamento de acordo com os ciclos vitais e vivência em diversas realidades de saúde. Os alunos aprendem a atuar para a prevenção dos problemas locomotores, visando mais que o tratamento de doenças e dores já existentes ou crônicas. O curso também objetiva a capacitação para o tratamento de acordo com a faixa etária dos pacientes, de modo que crianças, adultos e idosos possam ter atendimento apropriado a cada momento da vida.
Experiência e conexão social
A integração dos alunos em diferentes níveis de auxílio, desde as Unidades Básicas de Saúde, hospitais, até escolas e empresas, favorece, além do aprendizado, a sociedade caxiense como um todo. “A contribuição social do curso é de valor inestimável, com atendimentos aos mais diversos nichos da cidade. Desde os pacientes em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Brigada Militar, no Centro Clínico da UCS e no Hospital Geral, até às ações em saúde nas comunidades”, explica a professora Cláudia Adriana Bruscatto, coordenadora do curso.
Atividades disciplinares, estágios curriculares, pesquisas e projetos de extensão também conectam os alunos à comunidade regional por meio de atendimentos fisioterapêuticos realizados em locais como abrigos, domicílios, empresas (no âmbito da Fisioterapia do Trabalho), aos atletas das associações sediadas na Universidade, e de ensino, como no âmbito saúde da mulher, cardiorrespiratório e relacionado ao tratamento do câncer.
A partir de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul, órgão gestor do Sistema Único de Saúde, o Bacharelado em Fisioterapia participa ininterruptamente, desde 2006, de programas como Pró Saúde I, Pet Saúde da Família, Pet Saúde Mental, Pet Redes de Atenção, Pró-Saúde e PET-Saúde e PET Gradua-SUS, o que se constitui em oportunidade importante de integração e qualificação do ensino-serviço.
Evolução
O funcionamento do curso foi autorizado em 25 de setembro de 2000, registram as professoras Marivânia Stedile (fisioterapeuta) e Suzete Claus (enfermeira), idealizadoras da graduação na UCS. “O curso de Bacharelado em Fisioterapia veio ao encontro aos princípios da Instituição, atendendo à necessidade de formação de profissionais bacharelados em Fisioterapia, para suprir as demandas da cidade e da região e contribuir com o desenvolvimento tecnológico e científico no âmbito da saúde”, consideram.
Suzete conta que nos dois primeiros anos o curso funcionou a partir da estrutura já existente no campus, de laboratórios das outras áreas da saúde. A necessidade de ampliar a estrutura física, a fim de desenvolver habilidades e competências específicas, gerou a implementação de espaços fundamentais, como a piscina e os laboratórios que seriam próprios ao curso de Fisioterapia, assim como a construção da Clínica de Fisioterapia, em 2006, hoje localizada no bloco 70 do Campus-Sede. A Clínica oferece o serviço de reabilitação de média complexidade, com estrutura para os diversos tratamentos e fornecendo órteses e próteses, prescritas de acordo com a avaliação dos próprios alunos.
Ainda, a partir do Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul, criado em 2006 e atualmente referência regional para assistência especializada, os acadêmicos têm a possibilidade de realizar atendimentos de fisioterapia neurofuncional, traumato-ortopédica e esportiva, tendo acesso a uma experiência valiosa e única, com o auxílio constante de seus professores.
Atualmente, a infraestrutura do curso conta com os mais diversos laboratórios e oportuniza uma vivência ainda mais interativa com as clínicas de reabilitação próprias e hospitais. A conexão com o Hospital Geral, 100% SUS e referência regional, possibilita aprendizado no campo de disciplinas teórico-práticas e estágio curricular obrigatório.