Curso de Medicina Veterinária castra 42 animais em ação gratuita em Garibaldi.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/05/2018 | Editado em 08/05/2018

O curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul realizou uma ação voltada para atender às demandas da comunidade de Garibaldi, colocando os acadêmicos em contato direto com as práticas profissionais da sua área. No sábado, dia 5, durante a primeira visita da Unidade Móvel do curso àquele município, os estudantes participaram de uma ação de controle populacional de animais domésticos promovida pela Prefeitura Municipal de Garibaldi, que incluiu a Sociedade Protetora dos Animais de Garibaldi Bicho Feliz.

A equipe, formada por 25 acadêmicos e monitores da disciplina de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais e seu professor, Gustavo Brambatti, que coordenou a ação, pelo coordenador do curso, Leandro do Monte Ribas, e pela médica veterinária da UCS, Bárbara Gomes, realizou procedimentos de castração, pré-agendados pela Prefeitura, em 32 cães e 10 gatos machos, de famílias de baixa renda, cujos custos talvez não possam ser suportados pela família. As atividades transcorreram durante todo o dia, na Unidade Móvel do curso de Medicina Veterinária, com a Unidade Básica de Saúde do Loteamento Fenachamp.

Laboratório de ensino e prestação de serviços

A Unidade Móvel do curso conta com ambiente pré-cirúrgico, ambulatório clínico e duas salas cirúrgicas climatizadas, equipadas com aparelhos como de anestesia inalatória e autoclave. A estrutura proporciona aos estudantes experiências de ensino além da sala de aula na prestação de serviços a comunidades da Serra gaúcha ligados à saúde animal, campanhas educativas e em projetos de extensão acadêmica. A sistemática adotada na ação de Garibaldi permitiu que os alunos se revezassem em grupos dedicados à recepção dos animais e exame clínico, à preparação pré-cirúrgica, realização das cirurgias e aos cuidados pós-operatórios, sempre acompanhados pelos profissionais.

“De forma modelo, a ação de extensão universitária envolve a comunidade, a partir de suas demandas de serviço, concede aos professores ambientes de ensino diferenciados para a disciplina e permite aos alunos atuarem em situações reais, como laboratórios de aprendizagem da vida veterinária”, explica Ribas. O coordenador acrescenta que a atividade integra um plano de metas extensionistas do curso, que considera atividades de extensão, prestação de serviços e ensino, valorizando, também, a pesquisa.

AGENDA
Em 2017, o curso já realizou duas ações semelhantes de castração de pequenos animais no município de Canela e uma em Caxias do Sul. Somadas aos resultados deste sábado, em Garibaldi, já foram castrados cerca de 140 animais a partir da iniciativa. Para o mês de junho, o curso de Medicina Veterinária já programa novas ações de castração em Garibaldi e em Canela, e mantém contato com outras prefeituras da região para viabilizar o auxílio ao atendimento das demandas de castração, projetando a ampliação da oferta a partir do próximo semestre.

Crédito das imagens: Jean Teixeira / Imprensa Prefeitura Garibaldi