Curso de Medicina Veterinária recebe Bloco Cirúrgico para Grandes Animais.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/06/2018 | Editado em 21/06/2018
Cirurgia de equino no novo Bloco Cirúrgico para Grandes Animais.

A Universidade de Caxias do Sul realiza nesta terça-feira, 19 de junho, às 11h, no Campus-Sede, a solenidade de inauguração do Bloco Cirúrgico para Grandes Animais que passa a integrar a infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão do curso de Medicina Veterinária. Na ocasião também será inaugurada a Praça do Lago. Os dois ambientes compõem um ecossistema de ensino e aprendizagem que valoriza a convergência de atividades de cursos da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, como Medicina Veterinária, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e Agronomia, e da graduação em Engenharia Ambiental, na Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, com ambientes complementares.

BLOCO CIRÚRGICO PARA GRANDES ANIMAIS
Inserido na Clínica para Animais de Grande Porte do curso de Medicina Veterinária, no Bloco 56, que já possuía estrutura voltada para a realização de procedimentos clínicos, o novo Bloco Cirúrgico para Grandes Animais torna-se a primeira estrutura do gênero em Caxias do Sul e, também, a primeira da Serra Gaúcha inserida em uma unidade acadêmica de ensino, conforme explica o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UCS, professor Leandro do Monte Ribas.

No local, serão realizadas cirurgias complexas em equinos, bovinos, ovinos e caprinos, como procedimentos abdominais, ortopédicos e reprodutivos, entre outros, intensivos e que demandam mais cuidados. As atividades ocorrerão sob agendamento, em ambientes especialmente projetados para o conforto e bem-estar animal, incluindo salas cirúrgica e de indução e recuperação anestésica, com equipamentos como mesa cirúrgica apropriada ao porte dos pacientes e aparelho de anestesia inalatória importado, talha hidráulica para elevação, sala de paramentação e seis baias para alojamento durante tratamentos e pós-operatório.

O coordenador do curso destaca o benefício para a comunidade externa, de tutores de animais de grande porte, da disposição de ambientes para o tratamento das principais patologias dos animais sem a necessidade de deslocamento para outros municípios. “Para os acadêmicos, consistirá em um laboratório de ensino das práticas profissionais, considerando que a Medicina Veterinária utiliza-se das ações de prestação de serviços à comunidade para, também, qualificar os acadêmicos”, ressalta.

CLÍNICA PARA ANIMAIS DE GRANDE PORTE
Além do Bloco Cirúrgico para Grandes Animais, a estrutura da clínica reúne seis baias auxiliares e mais dez em processo de estruturação. Também integram o ambiente duas áreas de atendimento com tronco de contenção e solário (área de pastagem e de banho de sol para os animais), além do suporte oferecido pelos equipamentos de radiologia e ultrassonografia digital e por uma estrutura laboratorial, no Bloco S.

MEDICINA VETERINÁRIA
O novo bloco cirúrgico soma-se à infraestrutura da graduação dedicada ao ensino da Medicina Veterinária que já permite atendimento clínico geral e cirurgias eletivas em clínicas veterinárias voltadas para pequenos animais, no Bloco 47, e grandes animais, no Bloco 56, com serviços que incluem diagnóstico por imagem e análises laboratoriais. No Bloco 46 estão os ambientes para as aulas teóricas do curso, e uma unidade móvel possibilita a realização de campanhas de cunho comunitário e a prestação de serviços à sociedade.

PRAÇA DO LAGO
Revitalizada, a área junto ao zoológico passou a ser denominada Praça do Lago, recebendo medidas paisagísticas e ambientais que incluíram o redimensionamento dos espaços de esporte e lazer e a recomposição do entorno, com nova iluminação, bancos e áreas e equipamentos destinados a crianças e a animais de estimação. O ambiente ainda receberá a instalação de um bicicletário e a pavimentação drenante das trilhas de caminhada.

Fotos: Claudia Velho, Adroaldo de Souza Pinto e Divulgação.