Gastronomia da UCS Região das Hortênsias recebe conceito máximo na avaliação do MEC.
Oferecido no Campus Universitário da Região das Hortênsias, o curso recebeu a comissão de avaliadores do MEC no período de 24 a 27 de abril, que analisou as dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.
O curso de Gastronomia recebeu conceito 5 – nota máxima – na avaliação do Ministério da Educação que é condição para o reconhecimento de curso. Entre os dias 24 e 27 de abril, a comissão do MEC examinou a organização didático-pedagógica (nota 4,62); o corpo docente e tutorial (nota 4,22) e a infraestrutura disponível (nota 4,78).
O curso superior de Tecnologia em Gastronomia , que integra o Programa UCSTec, prepara profissionais para o domínio das técnicas culinárias considerando aspectos culturais, históricos e sociais das diferentes cozinhas. O desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências, a partir da ciência dos ingredientes e do estímulo à criatividade e à inovação, propõe condições para a elaboração de novos produtos, a gestão da profissão e impulsiona o empreendedorismo.
“O conceito máximo atribuído ao curso de Gastronomia oferecido no Campus Universitário da Região das Hortênsias reflete o compromisso da UCS, como instituição comunitária, de atuar na inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho, que contribuam para o desenvolvimento local e regional”, afirma a coordenadora, Bruna Dachery. Entre os destaques, explica a professora, estão um corpo docente de especialistas, mestres e doutores, com experiência profissional em suas áreas de atuação, e uma estrutura completa para o ensino prático da Gastronomia. Nos ambientes, são propostas atividades que simulam ambientes reais de trabalho, preparando os alunos para lidar com a amplitude da área e as adversidades do cotidiano profissional. “O resultado traduz-se no desenvolvimento profissional dos alunos, que carregam consigo toda a experiência pedagógica de uma Instituição que se aperfeiçoa constantemente e promove um ensino de qualidade”, conclui.