Cursos de Artes Visuais da UCS trazem o artista Vik Muniz para aula inaugural
Encontro on-line e aberto ao público busca promover o conhecimento da arte e dos seus processos através do contato com o artista contemporâneo
Os cursos de bacharelado e licenciatura de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul (UCS) promovem na terça-feira, 19 de outubro, às 20h, aula inaugural on-line e aberta ao público. O convidado desta edição é o artista Vik Muniz, reconhecido internacionalmente por conta de obras realizadas a partir de materiais inusitados, como chocolate, confete, molho de tomate e lixo.
As aulas inaugurais dos cursos de Artes Visuais da UCS são, tradicionalmente, ótimas oportunidades para compartilhar conhecimentos de nomes que são referência no cenário cultural. Desde 2017, a professora Silvana Boone, coordenadora dos cursos, com o apoio do colecionador de arte contemporânea Paulo Sartori, vêm promovendo esses encontros, com o objetivo de difundir o conhecimento da arte e dos seus processos, através do contato com o artista contemporâneo, apresentando seu histórico na arte brasileira e internacional, bem como suas produções.
Essa parceria com Paulo Sartori constituiu o projeto “Artistas Brasileiros: Aproximações com a Academia”, que já viabilizou conversas locais com talentos como Rosângela Rennó, Berna Reale, Paulo Pasta, Rochelle Costi e Daniel Senise. A artista Leda Catunda foi a primeira convidada no formato on-line, no primeiro semestre de 2021, em decorrência da pandemia.
Conforme a professora Silvana Boone, é possível concretizar, na fala dos artistas, as teorias e conceitos estudados pelos acadêmicos. “O projeto, construído a quatro mãos, tornou-se reconhecido pela Extensão da UCS, possibilitando que os estudantes tenham certificação de horas complementares, e colocando os eventos como parte histórica de ações importantes do Campus 8, a nossa Cidade das Artes”, comemora.
O encontro com Vik Muniz inicia às 20h, e a transmissão será pelo canal no YouTube do EAD da UCS.
Sobre o artista convidado
Vik Muniz nasceu em 1961, em São Paulo. Vive e trabalha em Nova York e no Rio de Janeiro. É um dos artistas mais importantes da arte contemporânea brasileira, com enorme expressão internacional. O trabalho de Vik Muniz está presente nas coleções dos grandes museus internacionais como: Art Institute of Chicago, J. Paul Getty Museum, Metropolitan Museum of Art, Museum of Modern Art, de Nova York, Museu de Arte Moderna de São Paulo, e Victoria and Albert Museum, em Londres.
Além da sua atividade artística, Vik Muniz está envolvido em projetos sociais e educacionais no Brasil e nos Estados Unidos. Seu documentário “Lixo Extraordinário” foi indicado ao Oscar de melhor documentário e ganhou o prêmio do público no Festival de Sundance de melhor filme.
Em 2011, foi nomeado pela Unesco embaixador da boa vontade e, em janeiro de 2013, recebeu o Crystal Award do World Economic Forum. Em 2014, iniciou a construção da Escola Vidigal, que ensina arte e tecnologia para crianças da comunidade do Vidigal no Rio de Janeiro. Em 2015, foi convidado pela Gate’s Foundation para fazer parte do projeto global “A Arte de Salvar Vidas”, com a série Colonies.
Vik Muniz tem sido também palestrante convidado em grandes universidades, museus e eventos como: Oxford, Harvard, Yale, TED Talks, the World Economic Forum, the Museum of Modern Art de Nova York, Museum of Fine Arts em Boston, entre outros e programas de residencia no MIT e na Skowhegan School of Painting and Sculputure. Ele também atua como escritor e foi publicado pelas editoras Aperture e Ivorypress, entre outras.
Imagens: Vik Muniz, divulgação