Curso de Farmácia recebe conceito máximo em avaliação do MEC.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/06/2018 | Editado em 26/06/2018

 

A Universidade de Caxias do Sul obteve resultados de destaque em recente avaliação de dois de seus cursos de graduação realizada pelo Ministério da Educação. A graduação em Farmácia, oferecida no Campus-Sede, recebeu o conceito cinco, nota máxima na avaliação que é condição para a obtenção da renovação do reconhecimento de curso pelo MEC. A qualidade do curso de Enfermagem também foi afirmada por meio do conceito quatro.

A comissão de avaliadores do MEC, em visita in loco, realizada entre os dias 6 e 9 de junho, avaliou as seguintes dimensões dos cursos: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Foram verificados elementos como plano de desenvolvimento institucional (PDI), projeto pedagógico, diretrizes curriculares, titulação docente e registros acadêmicos, e realizadas visitas a instalações relacionadas às formações e entrevistas com professores e acadêmicos. O processo teve a participação da direção da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, da coordenação dos cursos, de professores, estudantes, do Setor de Reconhecimento de Cursos e da Comissão de Qualificação de Projetos de Cursos de Graduação e da Comissão Própria de Avaliação da UCS, com a procuradora institucional, Enoema Wilbert.

FARMÁCIA
O curso de Farmácia, implantado em 1999, prepara os acadêmicos para um amplo mercado – de mais de 70 áreas diferentes, conforme explica o coordenador, professor Diego Gnatta, citando a indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos, farmácias, hospitais, bancos de sangue, clínicas e laboratórios de análise, entre outros. “No nosso curso, o estudante também é capacitado para pesquisa e desenvolvimento de serviços e produtos para a saúde”, acrescenta, citando ainda a qualificação na área fitomedicinal.

Entre os diferenciais da formação na Universidade, segundo Gnatta, está o acesso a uma estrutura formada por Farmácia Escola, Hospital Escola e mais de 20 laboratórios de ensino, além dos ambientes de prestação de serviços, que incluem o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Geral e sua Farmácia Hospitalar e Oncológica, os Laboratórios de Controle de Qualidade de Medicamentos, de Microbiologia e Micologia, entre outros – que auxiliam na formação de farmacêuticos com competências clínicas para prestar serviços em saúde para a população. O desenvolvimento do aluno, acompanhado por professores com sólida experiência nas diferentes áreas de atuação, também se dá pelo contato com cenários de atuação profissional, propiciado em visitas técnicas.

O relatório do MEC afirma que “a organização didático-pedagógica do curso de Bacharelado em Farmácia da Universidade de Caxias do Sul atende de forma excelente ao referencial de qualidade desejado” e que a graduação “dispõe de laboratórios específicos e multidisciplinares para a abordagem dos diferentes aspectos celulares e moleculares das Ciências da Vida, todos em excelentes condições para a aprendizagem de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da saúde”.

ENFERMAGEM
Implantado em 1957, com origem na Escola de Enfermagem Madre Justina Inês, o curso de graduação em Enfermagem foi incorporado à Universidade de Caxias do Sul em 1967. A professora Isabel de Melo, coordenadora da graduação na UCS, enaltece a história de 60 anos do curso, que já formou mais de mil profissionais que se destacam, desempenhando a profissão para além do município. “A maior parte da força de trabalho atuante na área em Caxias do Sul e região é de egressos da UCS”, afirma, fato que atribui a uma formação que contempla todas as dimensões profissionais da área, que incluem ensino, assistência, pesquisa e gestão.

A coordenadora também credita o conceito positivo recebido a diferenciais como a infraestrutura de laboratórios e o hospital de ensino e a rede de atenção básica frequentados pelos acadêmicos. “Os estudantes têm acesso a atividades práticas e de ensino, pesquisa e extensão desde o início do curso, que os colocam em contato com o mercado profissional desde o primeiro semestre”, exemplifica, lembrando também das horas dedicadas às atividades complementares, relevantes para formação profissional e pessoal dos egressos da UCS.

De acordo com o relatório do MEC, “as políticas institucionais de ensino, de extensão e de pesquisa constantes no PDI estão muito bem previstas/implantadas no âmbito do curso”, e “a integração do curso com o sistema local e regional de saúde/SUS formalizada por meio de convênio é muito boa”, além de a graduação possuir “laboratório de habilidades equipado, bem como instrumentalizado havendo espaços destinados ao desenvolvimento das aulas práticas das disciplinas profissionalizantes da matriz curricular”.

Fotos: Claudia Velho