Defendida a primeira dissertação no Mestrado Profissional em Psicologia da UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 01/10/2021 | Editado em 17/07/2023

Pesquisa da psicóloga e, agora, mestre Tatiane de Lima tratou sobre o Envelhecimento humano e trabalho, sob orientação da professora Dra. Verônica Bohm

Como os gestores de uma cidade da Serra gaúcha pensam a inclusão de pessoas com mais de 40 anos no ambiente de trabalho? Foi a partir desse questionamento que a psicóloga e, agora, mestre Tatiane de Lima desenvolveu seu trabalho no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCS (PPGPSI). Defendida no dia 23 de setembro, a dissertação foi a primeira do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade. 

“Ser a primeira mestre do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCS é compreender que faço parte da história de um sonho do próprio programa, o de gerar conhecimento”, destaca Tatiane. Para ela, o trabalho se desenvolveu de forma tranquila, tomando forma e, após encaminhar para a banca, a psicóloga, egressa da UCS, descobriu que teria a tarefa inaugural — missão que cumpriu com aprovação. 

“Após a defesa, foi bem emocionante, lágrimas rolaram, por conta da missão cumprida, daquele sonho iniciado há dois anos estar finalizado. Quando a orientadora leu ‘título de mestre’ um alívio gigante tomou conta de mim”, recorda.

A dissertação “Envelhecimento humano e trabalho: contribuições para a gestão da diversidade” tratou sobre a inclusão de pessoas com mais de 40 anos no ambiente organizacional e contribui com reflexões sobre desafios e dificuldades de gerir a diversidade frente aos profissionais mais velhos. 

“Os profissionais mais velhos apresentam maior estabilidade e equilíbrio emocional, o que, sem dúvida, contribui para a geracionalidade e os fatores de proteção psicossocial nas organizações”, defende.

Por se tratar de um mestrado profissional, como contribuição para a sociedade, foi elaborado um programa de desenvolvimento de gestão da diversidade, para ser implementado nas empresas, por meio de ações que explorem os potenciais dos trabalhadores.

Desafios durante o percurso

A orientadora da dissertação, a professora Dra. Verônica Bohm, destaca que o grande desafio do trabalho foi abordar um tema que trata sobre um preconceito existente na sociedade: a baixa contratação de profissionais mais velhos, o que, de acordo com ela, dificultou encontrar empresas dispostas a participar da investigação.

“A primeira dissertação defendida foi sobre envelhecimento humano, tema extremamente importante em uma sociedade que envelhece tão rapidamente quanto a nossa e que, por vezes, negligencia a importância desta temática na construção de uma sociedade melhor para todos”, destaca. 

Em função da pandemia, a primeira defesa do programa foi realizada por videoconferência, e esse não foi o único desafio imposto pelo cenário gerado pela Covid-19. Para dar conta da pesquisa, orientanda e orientadora precisaram desenvolver várias adequações considerando a segurança de todos. 

Verônica cita ainda como valiosa contribuição do professor Dr. Sergio Antonio Carlos, professor da UFRGS, que faleceu em julho. “Sergio seguirá como referência importante no campo do envelhecimento humano, sendo homenageado, na sua morte, pelos Conselhos de Psicologia e Serviço Social, com importantes contribuições como professor na graduação de Psicologia na UFRGS e no Mestrado de Psicologia Social e Institucional”, frisa. 

Mestrado: da implantação à primeira aprovação

O Mestrado Profissional em Psicologia da UCS teve sua proposta de criação encaminhada na CAPES em 2017. A aprovação ocorreu no dia 20 de dezembro de 2018 e, em 8 de agosto de 2019, o  Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCS iniciou o processo formativo do mestrado.

“A primeira defesa, no dia 23 de setembro de 2021, indica que conseguimos atingir o objetivo do programa: formar mestres para atuarem na sociedade e fazerem a diferença”, destaca a coordenadora do Programa, professora Silvana Regina Ampessan Marcon.

O Mestrado Profissional é voltado para a capacitação de profissionais, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. 

“Encerramos o processo formativo de uma profissional de perfil inovador e empreendedor, contribuindo para a sua inserção nas empresas ou instituições, ou no gerenciamento da sua própria atividade profissional. Como coordenadora do PPGPSI, estou muito feliz de ter participado de todo este processo e, inclusive, ter sido da banca avaliadora, juntamente com a Professora Dra. Silvia Coutinho Areosa, da Unisc, e da orientadora do trabalho, a professora Dra. Verônica Bohm”, destaca