Direito: estudo abrangente e dinâmico apresenta ampla gama de atuação profissional.
Os tempos mudaram. Se na época da implantação do curso de Direito na UCS – no início da década de 1960 – era comum o acadêmico se formar, montar um escritório e ficar aguardando os clientes, as transformações pelas quais passou o mercado de trabalho e o aumento das demandas da sociedade levaram à multiplicação do campo de atuação deste profissional. Se antes visualizava-se somente seguir a advocacia, hoje o egresso encontra outras formas de atuação profissional: em carreiras jurídicas – como Ministério Público, Defensoria, Magistratura, Polícia, Carreira Diplomática –, na docência, em empresa própria, em instituições financeiras, consultorias, em associações, órgãos de classe, clubes esportivos, organizações não governamentais, órgãos ambientais, entre tantos outros. O mercado de trabalho na área de Direito está sempre aberto, isto porque, enquanto existir vida em sociedade, existirá a necessidade de aplicar normas e leis para garantir a ordem e a segurança.
O diretor da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas, Edson Dinon Marques, destaca que o Direito desperta interesse, notadamente, porque carrega todas as informações oficiais sobre a vida civil dos cidadãos. “Há curiosidades geralmente sobre o que podemos ou não fazer em todos os momentos de nossas vidas dentro do tecido social. O grande interesse pelo Direito também diz respeito aos aspectos da carga de Justiça que carrega, ou seja, pelo Direito faço a Justiça legal, aquela do Estado. O Direito é estudo abrangente, dinâmico e está inter-relacionado com todas as ciências e com a vida em sociedade, mesmo àquelas distantes umas das outras”.
Ele enfatiza ainda que “o Direito, num ambiente democrático, acima de tudo é segurança e garantia de bom convívio social. Desde os mais remotos tempos, o Direito sempre acompanhou os povos e as civilizações. Uma das identidades de uma nação é o Direito que a organiza e a anima. O Direito é um acordo e vontades entre as pessoas que vivem em sociedade, daí porque precisa ser respeitado e garantido. Evidentemente poderá ser modificado quando houver justificativas sociais que assim indiquem”, conclui.
A coordenadora do curso de Direito no Campus-Sede, professora Cristiane Koch, avalia que “ao ingressar no curso de Direito experienciamos uma formação profissional importante para garantir o acesso e orientação de direitos, de cidadania e justiça frente à possibilidade de uma ampla gama de formas de atuação profissional”.
Ao longo do curso de Direito na UCS – um bacharelado com duração de cinco anos – o acadêmico é instrumentalizado em várias áreas de formação, “o que permite escolhas de linhas de especialização nas áreas de atuação como o direito civil, em ciências criminais, direito empresarial, tributário, trabalho, ambiental, entre outras. Além dessas áreas mais tradicionais de atuação da advocacia e carreiras jurídicas, a formação generalista e humanista que o curso propõe, instrumentaliza o acadêmico com ferramentas para trabalhar em novas frentes como consultorias, startups, departamentos jurídicos, tanto em segmentos públicos como privados. Tendo sempre presente que o acadêmico deve aprimorar seus estudos de forma continuada para verificar e se identificar com as opções profissionais que o curso de Direito propicia”, salienta Cristiane.
A professora Ivone Massola, coordenadora do curso no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, destaca que, “durante os 25 anos que o curso de Direito é ministrado em Bento Gonçalves, bacharéis aqui formados seguiram em carreiras como advogados, juízes do trabalho, delegados e muitos fazem parte dos poderes Legislativo e Executivo da cidade. O curso de Direito associa a tradição de um curso sólido e clássico aliado aos novos direitos à era digital em que estamos vivendo. Muitos dos nossos acadêmicos também procuram o curso como uma segunda graduação”.
Qualificação
“O curso de Direito da UCS têm uma larga experiência na formação acadêmica profissional e humanista: o futuro bacharel tem a chance de, além da graduação, ampliar a sua formação com cursos de extensão, atualização e especialização ofertados continuamente, bem como do stricto sensu completo – mestrado e doutorado, sendo esse, o primeiro doutorado em Direito Ambiental do Brasil. Além da possibilidade de intercâmbios internacionais”, cita Cristiane.
Proximidade à realidade profissional
Este novo momento da Universidade de Caxias do Sul, com a reestruturação dos cursos de graduação, reflete na formação do acadêmico. Cristiane Koch explica que “a proposta da nova matriz curricular do curso retrata um curso de vanguarda, atento às exigências da OAB e MEC, priorizando a formação de um bacharel habilitado à dinamicidade que a carreira jurídica impõe, sendo instrumentalizado para tanto em matérias e temas como direito digital, novos direitos individuais e coletivos, métodos alternativos de solução de conflito, cinco disciplinas de prática jurídica e dois estágios de prática jurídica com atendimento à comunidade. Aproximando o acadêmico à sua realidade profissional, oportuniza a interação com o entorno em que está inserido, viabilizando experiências de promoção de cidadania e justiça social”.
Atualmente o curso é oferecido no Campus-Sede e nos campi universitários em Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata e São Sebastião do Caí e ofertado no Vestibular de Inverno 2018.
Foto: Claudia Velho