Doutorandas representam a UCS em evento de pesquisa científica na Alemanha

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/10/2024 | Editado em 29/10/2024

Nathália Livinalli e Paula Sartori defenderam suas teses e trocaram experiências com cientistas de 15 países na International PhD Week

Nathália Livinalli e Paula Sartori

As doutorandas Nathália Livinalli e Paula Sartori representaram a Universidade de Caxias do Sul na International PhD Week (Semana Internacional de Doutorado) no final de setembro, na Universidade de Ciências Aplicadas de Trier, na cidade de Tréveris, na Alemanha. A programação impulsionou o intercâmbio acadêmico e cultural reunindo estudantes de pós-graduação e cientistas de 15 países. Entre os dias 23 e 27, as alunas participaram de seminários e workshops e apresentaram pôsteres de suas pesquisas iniciais de doutorado a uma banca de professores a fim de refinar os estudos e buscar resolver os desafios de suas teses. Selecionadas para participar, as estudantes tiveram os custos de atividades, viagens e acomodação cobertos pelo financiamento do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias, Nathália Livinalli apresentou a pesquisa “Desenvolvimento de membranas biopoliméricas”, focada em aperfeiçoar a rota de produção das membranas, que hoje envolve produtos químicos poluentes, matérias-primas não renováveis e o seu descarte ao término do ciclo de vida. De acordo com a autora, o estudo pretende contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030 (ODS), promovendo a pesquisa científica e a inovação na produção de membranas e incentivando práticas sustentáveis de fabricação e descarte.

Paula Sartori é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Biotecnologia na modalidade de dupla diplomação entre a UCS e a Technological University of the Shannon: Midlands Midwest, na Irlanda. Sua pesquisa, “Development of antiviral and antimicrobial filter elements”, consiste no desenvolvimento de um elemento filtrante com capacidade antiviral e antimicrobiana para uso em máscaras e respiradores faciais. O projeto faz parte do edital emergencial “Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias”, originado em enfrentamento à Covid-19.

Estudantes com a comunicadora científica de oportunidades de pesquisa internacional do projeto HAW.internacional, Regina Zieleke

A troca e o contato com diferentes abordagens científicas durante a vivência acadêmica foram enaltecidos pelas doutorandas, que ampliaram horizontes para suas pesquisas. “A participação me permitiu defender minha tese em um ambiente diverso e altamente qualificado, onde recebi contribuições que estão enriquecendo meu trabalho”, considerou Nathália. “Foi uma oportunidade ímpar para fortalecer laços com a comunidade científica internacional, ampliar minha visão sobre os desafios e tendências globais na área e reforçar o papel da UCS como uma instituição comprometida com a inovação e o desenvolvimento científico”, completa. Para Paula, a oportunidade de estar em um evento global confirma o compromisso com a pesquisa da Universidade. “Este evento nos permite crescer nos níveis profissional e pessoal, ajudando a expandir o conhecimento, promovendo networking e nos colocando em contato com pesquisadores de diferentes culturas. Além disso, é uma grande satisfação confirmar que estamos produzindo pesquisa de excelência na UCS e ter a chance de apresentá-la a outros grupos”.

Fotos: Acervo Pessoal/Divulgação