EDUCS lança obra Escolas Étnicas Italianas em Porto Alegre/RS nesta quarta-feira, dia 20 de outubro

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/10/2021 | Editado em 20/10/2021

Livro de autoria do professor Gelson Leonardo Rech é primeira obra impressa com selo comemorativo “Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”.

A Editora da Universidade de Caxias do Sul – EDUCS lança nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, o livro Escolas Étnicas Italianas em Porto Alegre/RS (1877-1938): a Formação de uma Rede Escolar e o Fascismo. A recepção pelo autor, professor Gelson Leonardo Rech, chefe de Gabinete da UCS e diretor executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul, com sessão de autógrafos, ocorre às 16h30 na UCS Livraria, no Campus-Sede.

Patrocinada pela empresa Florense, a obra terá toda a receita de vendas revertida para o projeto Mão Amiga.

Selo Comemorativo
A obra é a primeira lançada sob o selo da EDUCS intitulado “Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”, comemorativo ao sesquicentenário da imigração italiana. O título remonta às origens da Editora, que surgiu a partir do primeiro projeto de pesquisa desenvolvido pelos professores Vitalina Frosi e Ciro Mioranza, publicado em 1976.

Os documentos de estruturação da Editora comprovam a trajetória de busca pela valorização do trabalho de professores, as atividades de pesquisa e a produção literária dos autores existentes nesta área geográfica do Estado. Tal iniciativa busca valorizar a cultura regional, a imigração e a colonização. No catálogo, há uma diversidade de obras publicadas a respeito desta temática que oportunizam a consolidação das memórias e da tradição italiana na região.

Sinopse
O livro investiga as escolas étnicas italianas na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no período compreendido entre 1877, marco da fundação da Sociedade Italiana Vittorio Emanuele II, e 1938, quando ocorreu o fechamento dessas instituições. Na esteira da História Cultural, a partir de fontes arquivísticas e periódicos, analisa o processo de constituição dessas escolas e de sua cultura escolar articulado à construção da italianidade e de sua defesa demonstrando que, em Porto Alegre, ocorreu uma trajetória duradoura de manutenção e de preservação da escola étnica. O autor revela a constituição de uma rede escolar ítalo-brasileira, na década de 1930, subsidiada pelo Governo Italiano que se caracterizava por um conjunto de atividades e de programas comuns, por uma unidade de orientação e de acompanhamento, por professores e por materiais didáticos enviados da Itália, visando à formação de “perfeitos balillas e bons italianos”, sob a égide da orientação ideológica do fascismo italiano. Naquele período, o revigoramento do fascismo em Porto Alegre coincide justamente com a chegada de uma nova geração de cônsules, mais alinhados ao fascismo que se instalam no Consulado Geral da Itália no Rio Grande do Sul, a saber: Manfredo Chiostri, Mario Carli, Guglielmo Barbarisi e Santovincenzo Magno. A reorganização das escolas na década de 1930, ou melhor, a unificação das escolas da capital tinha um propósito evidente de fascistização, a começar pelos pequenos.

O autor
Gelson Leonardo Rech é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, especialista em Administração Estratégica de Serviços pela Universidade de Caxias do Sul com curso de aperfeiçoamento em Gestão Hospitalar. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou na gestão do Hospital Geral de Caxias do Sul (1997-2005); foi diretor da Escola de Educação Profissional e gestor de Instituição de Ensino Superior. De 2011 a 2014 trabalhou como membro técnico da Comissão de Qualificação dos Cursos de Graduação da Universidade de Caxias do Sul, instituição na qual é professor desde 2003 na área de Filosofia e Educação. Em 2014 assumiu a função de Chefe de Gabinete da reitoria da Universidade de Caxias do Sul. Desde agosto de 2019 é Diretor Executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul. É associado da SBHE e da ASPHE. É membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) da Universidade de Caxias do Sul e membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação da Universidade Federal de Pelotas. Áreas de investigação: Filosofia da Educação, História da Educação (Imigração italiana e educação étnica), Epistemologia e Ética.

Artes: EDUCS