EDUCS presente no 6° Seminário Brasileiro de Edição Universitária, no Rio de janeiro

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/05/2024 | Editado em 22/05/2024

Próxima edição do evento, em 2025, será sediada na UCS, junto com a 37ª Reunião Anual da ABEU

Coordenadora da EDUCS, Simone Côrte Real Barbieri

A Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) participa do 6° Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica e da 36ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), que ocorrem até 24 de maio na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo a Editora PUC-Rio como anfitriã. Em sua programação, a ABEU traz para a conferência de abertura a semioticista Lucia Santaella e, para realizar a conferência de encerramento, o historiador francês Roger Chartier.

A EDUCS está representada no evento pela sua coordenadora, Simone Côrte Real Barbieri. Segundo ela, a participação é uma ótima oportunidade para trocar experiências entre as práticas das editoras universitárias, desde tecnologias de produção e publicação de obras até inovações e fluxos de processos editoriais. “Tendo em vista que reúne editoras acadêmicas de todo o país, o evento se configura como um espaço privilegiado para discutir o papel do livro universitário na difusão do conhecimento científico”, complementa Simone, lembrando que em 2025 a UCS sediará a 37ª Reunião Anual da ABEU e o 7º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, tendo a EDUCS como anfitriã.

O seminário deste ano oferece uma programação diversificada, buscando problematizar tendências e questões do mercado editorial na atualidade, a fim de subsidiar o trabalho e a qualidade das produções editoriais no segmento acadêmico. O tema da conferência de abertura deste ano foi “A ética como norte da inteligência artificial no mundo acadêmico”, assunto de extrema relevância neste momento, já que é necessário que o mercado editorial discuta a autoria e a autenticidade do conhecimento científico diante das possibilidades de uso de Inteligência Artificial generativa e dos resultados gerados pelos modos de learning machine disponibilizados pelos desenvolvimentos das ferramentas.