Egressa da UCS é premiada pelo Conselho Federal de Química
Suélen Moresco foi a primeira colocada na categoria Engenharia Química do Prêmio Talentos CFQ 2023
Engenheira química, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais da UCS (PPGMAT), com pós-doutorado internacional na área, Suélen Moresco foi agraciada com a primeira colocação na categoria Engenharia Química do Prêmio Talentos CFQ 2023, do Conselho Federal de Química.
Com o tema Qualidade na Área da Química, a premiação, em sua segunda edição, foi entregue em Brasília (DF) no dia 22 de junho, pelo presidente do CFC, José de Ribamar Oliveira Filho, durante a programação da Semana do Profissional da Química. A partir da iniciativa, que visa reconhecer os profissionais da área e o trabalho da Química no Brasil, também foram destacadas as categorias Bacharel em Química/Licenciado em Química, Químico Industrial/Tecnólogo, e empresas do segmento, com um total de oito profissionais e três empresas premiadas.
“Fiquei muito feliz e emocionada, pois são anos de muito estudo e dedicação, o que torna o reconhecimento ainda mais gratificante”, define, dedicando a conquista às professoras orientadoras Janaina da Silva Crespo, coordenadora do PPGMAT/UCS, e Larissa Nardini Carli, da UFSC, pela condução acadêmica de maestria, e aos químicos André Hamerski e Rodemir Conte, que considera seus mestres na área profissional, creditando também a família como base para a realização de objetivos e busca de ideais. Suélen denota o encanto pela área de atuação e a busca por unificar teoria e prática, a partir das soluções oportunizadas pela Química.
Mais Reconhecimentos
Em 2020, Suélen, que atua como especialista de Pesquisa e Desenvolvimento na empresa Borrachas Vipal S.A., de Nova Prata, foi agraciada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS com o Prêmio Pesquisador na Indústria. Saiba mais.
O estágio pós-doutoral da profissional, que atua na área de Engenharia de Produto há 15 anos, envolveu projeto em parceria entre a Universidade de Caxias do Sul, a Lodz University of Technology, da Polônia, e a Vipal. Atualmente, também coorienta trabalhos acadêmicos no âmbito de mestrado e doutorado realizados em conjunto entre a UCS e a empresa.
Fotos: Acervo Pessoal/Suélen Moresco