Egressa de Ciências Econômicas é premiada pelo Conselho Regional de Economia do RS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/12/2018 | Editado em 01/09/2022

Cleusa Karina Warken conquistou a segunda colocação, na categoria Monografias e Trabalhos de Conclusão, no Prêmio Corecon-RS 2018. Seu trabalho demonstrou a necessidade de introduzir a temática da educação financeira no ensino médio.

O curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul foi destaque no Prêmio Corecon-RS 2018, a partir do Trabalho de Conclusão de Curso da egressa Cleusa Karina Warken, que concluiu sua graduação em agosto passado. O trabalho, orientado pela professora Jacqueline Maria Corá, conquistou a segunda colocação na categoria Monografias ou Trabalhos de Conclusão. A premiação do Conselho Regional de Economia do RS – entregue nesta quinta-feira, 13 de dezembro, em Porto Alegre – homenageia, anualmente, trabalhos de profissionais que atuam na área de Economia, como economistas e jornalistas, recém-mestres e recém-graduados de instituições de ensino superior do Estado.

Intitulado Educação Financeira na Formação Básica como Alicerce para o Futuro: Estudo da Proficiência dos Estudantes de Ensino Médio de Caxias do Sul, o trabalho dedicou-se a determinar o nível de proficiência em educação financeira dos estudantes de ensino médio do município e comprovar a necessidade de introdução da educação financeira como disciplina na grade curricular do ensino formal.

Temática universal
A partir da aplicação de um questionário com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes PISA/OCDE, coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento, referente aos anos de 2012 e 2015, a análise quantitativa constatou que 44% dos alunos que integravam a pesquisa encontram-se no nível 3 de proficiência, que confere um grau mediano de conhecimento, dando respaldo apenas para tarefas simples, como escolhas financeiras de curto e médio prazo.

Jacqueline e Cleusa.

“O resultado da pesquisa comprova a necessidade da introdução da educação financeira para os estudantes de Ensino Médio de Caxias do Sul, pois, em pouco tempo, esses indivíduos estarão tomando decisões de longo prazo como, por exemplo, o uso de um financiamento estudantil ou a compra de um automóvel”, constata. Segundo Cleusa, o nível de proficiência identificado na pesquisa não dá suporte a esse tipo de decisão financeira, abrindo espaço para opções que podem comprometer o futuro. “Quando todas essas decisões, juntas, são levadas a uma visão macro, verifica-se o desajuste causado na economia como um todo. O pagamento de juros sobre o endividamento poderia se tornar demanda agregada, impulsionando a produção e gerando novos empregos”, exemplifica.

Cerimônia de premiação.

A conquista da premiação, segundo a egressa, além de representar uma vitória pessoal, foi especial pelo reconhecimento do Conselho Regional relacionado à temática educação financeira. “O tema é relevante por ser universal, nenhum indivíduo pode se alienar das finanças, pois faz parte da vida. Assim, o objetivo da abordagem é ensinar como equilibrar as contas, investir e viver melhor, de acordo com os objetivos de cada um”, explica. A coordenadora do curso, Jacqueline Maria Corá, destaca o orgulho pelo resultado alcançado, ao lembrar do nível dos trabalhos concorrentes. “É o reconhecimento do conhecimento, da dedicação e comprometimento ao estudo. Prêmios como esse estimulam os professores e os estudantes a buscarem a excelência acadêmica”, sintetiza.